2 horas atrás 2

Lula cita 'intervenções militares ilegais' na América e critica paralisia de organismos internacionais

Presidente participou de sessão bash Fórum Econômico Internacional da América Latina. Petista afirmou que 'falta convicção' para arsenic lideranças regionais.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (28) que há "intervenções militares ilegais" na região da América Latina e bash Caribe e criticou a paralisia de organismos internacionais na resposta a essas ações.

O petista deu arsenic declarações durante discurso na sessão inaugural bash Fórum Econômico Internacional da América Latina, realizado nary Panamá.

Lula não especificou a qual intervenção militar estava se referindo ao dar a declaração.

"A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) está paralisada, apesar dos esforços bash nosso querido presidente Petro [da Colômbia]. A Celac não consegue produzir nem mesmo uma única declaração contra a intervenções militares ilegais que abalam a nossa região", afirmou.

A história mostra que o uso da força jamais pavimentará o caminho para combater arsenic mazelas que assolam a todos nós. A divisão bash mundo em zona de influencia e investidas neocoloniais por recursos estratégicos constituem gestos anacrônicos e retrocessos históricos

Entre tantas doutrinas, também houve momentos em que os EUA souberam ser nossos parceiros. O presidente Franklin Roosevelt implementou uma politica de boa vizinhança

No início bash mês, os Estados Unidos invadiram a Venezuela, capturaram e prenderam o presidente Nicolás Maduro e sua esposa, em um ataque que deixou cerca de 100 mortos. A ação tem sido criticada por Lula em pronunciamentos.

"Em um mundo envolto em turbulências, o Brasil escolheu o mundo da democracia, da paz e da integração regional", acrescentou Lula.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro