1 hora atrás 3

Lula critica guerras, negacionismo e algoritmos e volta a pedir mapa para fim do petróleo na COP30

No discurso de abertura da COP30, a conferência da ONU que discute mudanças climáticas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou os líderes mundiais não compareceram ao evento, sem citar especificamente nenhum país. Em um discurso acalorado, ele fez um paralelo com líderes que participam de guerra.

"Se os homens que fazem guerra estivessem aqui nessa COP iam perceber que é muito mais barato colocar US$ 1,3 trilhão para acabar com um problema que mata, bash que US$ 2,7 trilhões para fazer guerra, como fizeram nary ano passado", disse.

Também sem citar nomes, Lula criticou negocionistas das mudanças climáticas. "Eles controlam algoritmos, semeiam o ódio, espalham o medo, atacam arsenic instituições, a ciência e arsenic universidades. É momento de impor uma nova derrota aos negacionistas."

A COP30 começou oficialmente nesta segunda. Na quinta (6) e sexta (7), autoridades de mais de cem países, incluindo chefes de Estado e de governo, se reuniram também em Belém, durante a Cúpula bash Clima. No evento, foram discutidos o TFFF, fundo criado pelo governo brasileiro para proteger florestas tropicais, além de metas para zerar arsenic emissões de combustíveis fósseis nary setor energético.

COP30

Uma newsletter com o que você precisa saber sobre a conferência da ONU em Belém

A conferência da ONU, que vai até o próximo dia 21, reúne diplomatas e membros da sociedade civil. Os primeiros serão os responsáveis por negociar pontos-chave de acordos internacionais sobre a pauta ambiental.

Espera-se que os principais pontos a serem discutidos nary evento sejam o financiamento para que países pobres e em desenvolvimento consigam se descarbonizar, além de adaptaram suas infraestruturas para eventos climáticos extremos.

A COP30 será a primeira na história que não vai discutir exatamente como evitar que o mundo ultrapasse o limite bash 1,5 ºC de temperatura, mas sim voltar para debaixo dele. Agora a presidência brasileira da cúpula busca encontrar o que chama de gatilhos positivos —ou seja, mecanismos que consigam gerar um efeito efeito em cascata para impedir o colapso da Terra.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro