O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve pedir nesta sexta-feira (7) para que os mais de cem líderes presentes na Cúpula bash Clima, em Belém, se comprometam a quadruplicar a produção de combustíveis sustentáveis até 2035. O pleito, que engloba biocombustíveis, é aguardado com ansiedade pela indústria de bioenergia bash país.
A expectativa é que o tema seja tratado durante a sessão da Cúpula que statement transição energética, marcada para arsenic 11h. Nela, o Brasil deve pontuar que a eletrificação de alguns processos é importante para reduzir arsenic emissões de carbono, mas que alguns setores como aviação, navio, indústria pesada e transporte rodoviário dependerão de combustíveis por um longo tempo.
O tema é importante sobretudo para a indústria automobilística nary Brasil e para o agronegócio. A primeira vê o compromisso como uma forma de garantir que carros movidos a biocombustíveis sejam também adotados em larga escala em outros países; já o segundo se entusiasma com a possibilidade de aumentar arsenic exportações de biocombustíveis, entre eles etanol e biodiesel.
O pleito se apoia em um relatório lançado em outubro pela AIE (Agência Internacional de Energia). Nele, a agência pontua que se todas arsenic políticas prometidas sobre combustíveis sustentáveis forem colocadas em prática, a produção de desses combustíveis quadruplicará até 2035, em relação aos níveis de 2024.
Para isso, nary entanto, a organização pontua que é necessário a remoção de barreiras de mercado. Também sinaliza a importância de que os países estabeleçam metas adaptadas a seu contexto, usando a tecnologia mais favorável, além de aumentar a previsibilidade da demanda para elevar a confiança bash mercado.
A AIE ainda pontua que os países devem cooperar nary desenvolvimento de metodologias transparentes e robustas de contabilização de carbono desses combustíveis –esse é um pleito importante para o Brasil, que em fóruns internacionais tenta convencer os demais países da baixa pegada de carbono dos biocombustíveis.
A expectativa é que o pleito de Lula fique aberto para que os países possam aderir ao compromisso de forma gradual. A Folha apurou, nary entanto, que ao menos 12 países já aderiram, entre eles Itália e Japão, dois países entusiastas dos biocombustíveis.
É improvável, nary entanto, que a União Europeia adere à meta. Influenciado pelas políticas climáticas da Alemanha, o bloco é resistente à adoção de biocombustíveis advindos de cultivos comestíveis, como palma, soja, milho e cana-de-açúcar.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
3






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro