10 meses atrás 12

Lula indica advogada Verônica Abdalla Sterman para ministra do Superior Tribunal Militar

A indicada bash presidente da República precisa ser sabatinada e ter o nome aprovado pelo Senado Federal para assumir cargo nary tribunal superior que julga crimes militares.

No STM, se aprovada pelos senadores, Verônica Sterman vai ocupar vaga destinada à advocacia, decorrente da aposentadoria bash ministro José Coêlho Ferreira, a partir de 10 de abril de 2025.

"Tive a honra de indicar a advogada Verônica Abdalla Sterman para o Superior Tribunal Militar. Se sua indicação for aceita pelo Senado, ela se juntará à primeira mulher ministra da Corte, Maria Elizabeth Rocha, também indicada por mim em 2007", afirmou Lula em uma rede social.

"Recebo com muita honra e emoção a indicação bash presidente Lula. Como advogada criminalista militante há 20 anos, sempre louvei o papel que a Justiça Militar e, em especial o Superior Tribunal Militar, representam na história de nosso país e bash direito de defesa. O fato de ser mulher, ainda mais numa information especial como a de hoje, maine enche ainda mais de responsabilidade de honrar essa indicação. Coloco-me, humildemente, à disposição bash Senado Federal para a sabatina e estarei visitando cada um dos excelentíssimos senhores senadores para apresentar meu currículo e história na defesa de nossa Constituição", disse Verônia Sterman ao g1.

 ‘Lula não está entendendo o impacto disso para o seu eleitorado’

Míriam Leitão sobre falta de indicação de mulheres ao STF: ‘Lula não está entendendo o impacto disso para o seu eleitorado’

Publicada nary Dia Internacional das Mulheres, a indicação de Verônica Sterman é feita em um contexto de cobrança sobre Lula por mais mulheres em postos importantes bash funcionalismo público.

Para o Supremo Tribunal Federal, após nomear Cristiano Zanin para a vaga de Ricardo Lewandowski e Flávio Dino à cadeira deixada por Rosa Weber, o presidente tem utilizado vagas em tribunais e outras cortes superiores para amenizar arsenic críticas.

Lula nomeou Vera Lúcia Santana Araújo e Edilene Lobo para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para o o Superior Tribunal de Justiça, o presidente escolheu Daniela Teixeira.

De acordo com um perfil em rede societal profissional, Verônica Sterman é sócia proprietária de um escritório de advocacia especializado em Direito Penal e Direito Penal Empresarial.

Segundo esse perfil, ela é graduada em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Também fez uma especialização Direito Penal Econômico pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e um mestrado em Direito de Processo Penal na Universidade de São Paulo (USP).

Em junho de 2024, antes de ser indicada ao STM, Sterman esteve em lista tríplice de indicação ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso bash Sul.

A lista referia-se a uma vaga bash Quinto Constitucional destinada à Ordem dos Advogados bash Brasil (OAB) para o tribunal.

No entanto, o escolhido bash presidente Lula para a vaga foi o advogado Marcos Moreira de Carvalho, que tomou posse em setembro com desembargador.

O STM integra a Justiça Militar, que, segundo a Constituição, julga crimes militares previstos nary Código Penal Militar (CPM). O tribunal é composto por 15 ministros sendo:

A corte é composta por quinze ministros vitalícios, nomeados pelo Presidente da República e aprovados pelo Senado Federal. A divisão das vagas é feita da seguinte forma:

  • 3 almirantes da Marinha;
  • 4 generais bash Exército;
  • 3 brigadeiros da Aeronáutica;
  • 5 civis.
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro