5 meses atrás 8

Lula não vai escolher entre China e EUA, diz Haddad sobre guerra comercial

Essa característica faz parte do perfil do próprio Lula, diz Haddad. "O presidente lula não vai fazer essa escolha. "Talvez [ele] seja dos poucos governantes que tenham portas abertas em qualquer quadrante do mundo", disse. "Ele acredita no multilateralismo mesmo, não é tipo. Ele acredita no multilateralismo e ele pensa que o Brasil, sobretudo pela sua dimensão, peso específico, nem pode pensar em outra política que não seja multilateral. O fato de que eu, na mesma semana que ele está na China, eu estava nos Estados Unidos, deveria significar alguma coisa para um observador isento.", afirmou.

O Brasil nem pode pensar em outra política que não seja multilateral. (...) Eu não posso sair do país sem autorização do presidente.
Fernando Haddad

Segundo Haddad, o Brasil precisa "repensar o nosso desenvolvimento". "Nós não podemos ser tão dependente de uma relação bilateral", disse.

Quem é Haddad

Haddad, 62, assumiu a Fazenda em janeiro de 2023, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou posse em seu terceiro mandato. Filiado ao PT desde os anos 1980, Haddad é considerado um dos principais candidatos a suceder Lula e comanda uma pasta cujas ações têm efeito rápido e palpável na vida do brasileiro.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro