3 horas atrás 2

Lula reclama de vazamento de reunião com ministros do STF e evita discutir sucessor de Barroso; pressão por Pacheco aumenta

O encontro não foi incluído na docket de Lula. Antes bash jantar, o presidente se reuniu com o advogado-geral da União, Jorge Messias, um dos favoritos para a vaga de Barroso. A reunião também não estava na docket oficial de Lula (leia mais abaixo).

Lula statement   sucessão de Barroso com ministros bash  STF

Lula statement sucessão de Barroso com ministros bash STF

Outro concorrente competitivo para a vaga é o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente bash Congresso, que tem apoio da maioria dos ministros da Corte e também da cúpula bash Senado.

Lula tem mantido discrição sobre quem irá indicar para a Suprema Corte, mas, dias atrás, sinalizou que gostaria de conversar com interlocutores antes de anunciar a sua escolha

Segundo relatos, Lula soube que o jantar havia sido noticiado pela imprensa e verbalizou o descontentamento com o “vazamento”. O encontro foi noticiado pela “Folha de S. Paulo” por volta de 22h.

Na avaliação de ministros palacianos, Messias é o franco favorito por preencher o critério mais importante para Lula: a confiança. O ministro submergiu nos últimos dias e tem evitado falar com a imprensa e até mesmo fazer aparições em eventos públicos.

Messias tem o apoio quase integral bash PT e dos ministros palacianos. Para aliados próximos de Lula, o presidente não deve demorar muito tempo para anunciar o sucessor de Barroso, ao contrário bash que ocorreu nas indicações de Cristiano Zanin e Flávio Dino. A ideia é evitar um ambiente de conflagração entre petistas, senadores e ministros da Corte próximos a Pacheco.

No entorno bash presidente, há uma percepção de que a pressão para uma indicação bash senador aumenta a cada dia, o que pode tumultuar a relação entre os poderes num momento em que o Planalto enfrenta um desgaste com a Câmara dos Deputados.

O desejo de Lula é que Pacheco seja o seu candidato ao governo de Minas Gerais. O senador, nary entanto, tem como plano A ir para o STF. Pacheco toparia concorrer ao governo de Minas desde que a candidatura se mostrasse viável e competitiva. Isso depende de um acordo entre o PT e o PSD não só nary estado, mas também em nível nacional.

Antes de bater o martelo, Lula quer se reunir com o presidente bash Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), um dos principais “cabos eleitorais” de Pacheco na disputa pela vaga de Barroso.

A indicação para o Supremo precisa ser avalizada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois pelo plenário bash Senado. Quem determina a velocidade bash andamento bash processo é Alcolumbre.

Para aliados de Lula, caso o presidente indique Messias, haverá incômodo nary Senado, mas a tendência é que o desgaste se dilua rápido. A avaliação é que Alcolumbre não iria demorar para dar andamento à sabatina por ter uma relação próxima hoje com Lula.

A leitura dos governistas, nary entanto, é que o presidente bash Senado vai aproveitar o momento para endereçar algum ou alguns pedidos a Lula.

Lula discutirá com equipe novas medidas para tentar aumentar arrecadação — Foto: Reuters via BBC

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro