
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender o uso de moedas locais em lugar do dólar para transações internacionais, durante a viagem que faz à Indonésia. A intenção de buscar alternativas à moeda americana, defendida pelo Brasil em encontro dos Brics, em julho último, foi apontada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um dos fatores para a imposição de tarifas às exportações brasileiras. O tema volta ao radar quando os dois líderes devem se encontrar.
O que aconteceu
Presidente Lula defendeu o uso de moedas locais no comércio entre Brasil e Indonésia. Em dois momentos durante a visita à capital Jacarta, o líder brasileiro mencionou o assunto. Segundo Lula, tanto o Pix quanto o sistema similar indonésio têm condições de facilitar o comércio entre os dois países e entre os membros do Brics, formado por 11 países e dez parceiros, entre eles o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Presidente cita meios de pagamentos do Brasil e da Indonésia. Segundo Lula, no ambiente do Brics, tanto o Pix brasileiro como o Qris indonésio oferecem modelos de sistemas de pagamentos eficazes e acessíveis, que podem inspirar medidas que facilitarão o comércio em moedas locais entre os países do bloco.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 semanas atrás
6






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro