8 meses atrás 32

Macron diz que trégua na Ucrânia pode ser alcançada 'nas próximas semanas'

O encontro entre Trump e Macron ocorre no aniversário de três anos da guerra no Leste Europeu após dias de tensão entre os líderes mundiais, após Trump indicar uma aproximação com o presidente russo, Vladimir Putin.

Trump e Macron concordaram com a presença de militares de países europeus na Ucrânia para garantir a paz após a assinatura de um acordo. Trump, que disse já ter conversado por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou ainda que "Putin aceitará" a permanência dessas tropas em território ucraniano.

Sobre o líder russo, Macron afirmou que há muito não conversa com ele, mas espera que, com a volta do Republicano à Casa Branca, haja "novo contexto" e uma "nova oportunidade para se conectar novamente" com Moscou.

Durante o encontro, Trump e Macron divergiram sobre o quanto cada potência gastou apoiando Kiev no conflito. "Os Estados Unidos disponibilizaram muito mais ajuda à Ucrânia do que qualquer outra nação", disse o americano — a fala é contestada por especialistas.

Macron contemportizou, afirmando que a Europa custeou cerca de 60% do esforço de guerra de Kiev.

Guerra na Ucrânia completa 3 anos e líderes prestam solidariedade

Guerra na Ucrânia completa 3 anos e líderes prestam solidariedade

Representantes dos EUA e da Rússia chegaram a se reunir na Arábia Saudita para negociar o fim do conflito sem a presença de nenhuma autoridade ucraniana.

Zelensky, por sua vez, acusou Trump de exigir US$ 500 bilhões em riquezas da Ucrânia em troca de apoio dos Estados Unidos. O presidente ucraniano afirmou ainda que não poderia vender o próprio país.

No último dia 17, líderes europeus já haviam afirmado estar prontos para enviar tropas de paz para a Ucrânia após a eventual assinatura de um acordo de paz entre Moscou e Kiev. Os europeus defenderam aumentar o gasto militar para se proteger da ameaça expansionista da Rússia, após uma reunião de emergência realizada em Paris.

ONU discute duas resoluções sobre guerra na Ucrânia

ONU discute duas resoluções sobre guerra na Ucrânia

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro