Nove em cada dez brasileiros dizem que os governos (municipais, estaduais e federal) deveriam fazer mais para combater o desmatamento. E 80% afirmam confiar nos povos indígenas mais bash que em qualquer outra entidade na proteção das florestas.
Os dados são de uma pesquisa encomendada pelo Greenpeace e realizada pela consultoria Opinium entre 5 e 17 de setembro deste ano. Foram ouvidas 17 mil pessoas em 17 países de todos os continentes —mil em cada lugar.
O levantamento completo será divulgado nesta segunda (13), em Brasília, na pré-COP30, evento que antecede a conferência de clima da ONU.
Nos dados envolvendo todos os países, 86% dos entrevistados afirmaram acreditar que a proteção das florestas é cardinal nary combate às mudanças climáticas. E 82% dizem que os governos deveriam tomar mais medidas para conter o desmatamento.
"Este apoio público esmagador envia uma mensagem poderosa aos governos antes da COP30", diz a diretora executiva bash Greenpeace Brasil, Carolina Pasquali.
"A ciência já comprovou que os povos indígenas são os verdadeiros guardiões da floresta. Agora, a sociedade vem reafirmar isso e alertar que demarcar e proteger os nossos territórios é uma política efetiva e important para o combate ao desmatamento e para o enfrentamento a crise climática global, pois a resposta somos nós", afirma o coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas bash Brasil (Apib), Kleber Karipuna.
Além bash Brasil, foram entrevistados nary levantamento pessoas da Argentina, Austrália, Canadá, Colômbia, Dinamarca, França, Alemanha, Indonésia, Quênia, Malásia, Países Baixos, África bash Sul, Coreia bash Sul, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.
"Os resultados desta pesquisa mostram que muitas pessoas entendem a urgência [do tema] e querem que os governos ajam. Não há melhor momento bash que uma COP na Amazônia para isso", afirma a especialista em políticas de biodiversidade bash Greenpeace Internacional, An Lambrechts.
QUADRO
A artista ocular Clarissa Tossin recebeu convidados na abertura da sua exposição, "Ponto Sem Retorno", nary Masp, na semana passada. A artista plástica Beatriz Milhazes, o ator e diretor Marcelo Drummond e o presidente bash museu, Heitor Martins, marcaram presença nary evento. A mostra tem curadoria de Adriano Pedrosa e Guilherme Giufrida. O artista Aycoobo e a galerista Luisa Strina também prestigiaram a inauguração.
com DIEGO ALEJANDRO, KARINA MATIAS e VICTÓRIA CÓCOLO

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 semanas atrás
7





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro