8 meses atrás 17

Marmita de isopor, pote de sorvete e mais: o que pode no micro-ondas?

O micro-ondas é um eletrodoméstico muito prático, visto que os modelos costumam ser intuitivos e ainda ajudam a otimizar o tempo que o usuário passa na cozinha. No entanto, para que ele tenha um bom funcionamento e não seja um risco a segurança dos moradores de uma residência, é preciso saber quais utensílios podem (e não podem) ser levados ao aparelho. Isso porque o equipamento opera por meio de ondas eletromagnéticas que atingem temperaturas elevadas, ou seja, nem todos os materiais usados na confecção de objetos são compatíveis e resistentes a esse calor.

Sendo assim, o TechTudo preparou um guia para te ajudar a saber o que pode ser usado no micro-ondas e evitar tanto acidentes quanto prejuízos ao seu bolso. Ao respeitar os limites do eletrodoméstico, é possível preservar a sua vida útil e diminuir as chances de problemas técnicos e incêndios, que são um grande risco a todos que estão na casa.

 Reprodução/iStock Usar incorretamente o micro-ondas pode gerar incêndios em casa — Foto: Reprodução/iStock

Quais utensílios podem ir no micro-ondas?

Existem diversos utensílios que são utilizados na cozinha, mas nem todos podem ir ao micro-ondas. Isso porque muitos não possuem material resistente a altas temperaturas, bem como não são compatíveis com o método de funcionamento do aparelho. Sendo assim, é preciso saber o que pode ser usado para fazer um bom uso do seu micro-ondas e não gerar acidentes.

  1. Pode esquentar marmita de isopor no micro-ondas?
  2. Pode colocar papel alumínio no micro-ondas?
  3. Marmita de alumínio pode ir no micro-ondas?
  4. Pode colocar prato de vidro no micro-ondas?
  5. Tupperware pode ir no micro-ondas?
  6. Forma de silicone pode ir no micro-ondas?
  7. Pote de sorvete pode ir no micro-ondas?
  8. Pode colocar papel toalha no micro-ondas?
  9. Pode colocar xícara no micro-ondas?
  10. Pode esquentar água no micro-ondas?

1. Pode esquentar marmita de isopor no micro-ondas?

O isopor é um material muito utilizado para embalagens de marmitas. Isso se deve ao fato de ele ter um preço acessível, ser firme e um bom isolante térmico, capaz de manter os alimentos quentes por mais tempo. Porém, o isopor é composto por espuma de poliestireno expandido, isto é, um material que é basicamente feito de ar e plástico. Logo, é extremamente sensível ao calor e não deve ser levado para esquentar no micro-ondas.

 Reprodução/Freepik Nunca leve marmitas de isopor ao micro-ondas — Foto: Reprodução/Freepik

Quando o isopor é colocado em contato com altas temperaturas, como as do micro-ondas, ele tende a amolecer e ficar deformado ou, no pior dos casos, até mesmo derreter. Esses efeitos implicam diretamente no funcionamento do dispositivo, desde problemas técnicos até a possibilidade de acidentes. Além dos danos físicos, ele pode também liberar substâncias químicas tóxicas, como o estireno e o benzeno, que possuem propriedades cancerígenas muito nocivas à saúde.

2. Pode colocar papel alumínio no micro-ondas?

O micro-ondas funciona por meio da emissão de ondas eletromagnéticas absorvidas pelas moléculas de água presentes no interior dos alimentos, o que torna possível o aquecimento. Em contrapartida, o alumínio possui uma composição capaz de refletir essas ondas, o que tende a gerar faíscas que, no melhor dos casos, podem danificar o eletrodoméstico e, no pior, causar incêndios.

O alumínio também não é uma boa opção para quem quer um cozimento e aquecimento homogêneos, pois ele reflete as ondas e impede que o calor chegue igualmente a todos os alimentos. Dessa forma, qualquer utensílio de alumínio deve passar longe do micro-ondas, seja ele papel, forma, pote, panela ou marmita, pois qualquer um desses é um risco à segurança de todos.

 Reprodução/Freepik O alumínio reflete as ondas eletromagnéticas do micro-ondas, gerando faíscas — Foto: Reprodução/Freepik

3. Marmita de alumínio pode ir no micro-ondas?

Assim como o papel alumínio, a marmita de alumínio também não pode ser colocada no micro-ondas, pois possui a mesma composição. Portanto, o material é capaz de refletir as ondas eletromagnéticas emitidas pelo aparelho, fazendo com que surjam faíscas que podem prejudicar o seu funcionamento e ocasionar incêndios. Se a intenção é aquecer os alimentos, escolha, preferencialmente, um recipiente de vidro temperado.

4. Pode colocar prato de vidro no micro-ondas?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, nem todo tipo de vidro pode ir ao micro-ondas. O ideal é que seja sempre um vidro refratário, pois ele é mais resistente e suporta temperaturas elevadas. No entanto, se o vidro for comum, ele não é desenvolvido para aguentar calor extremo. Dessa forma, pode trincar ou estilhaçar, ocasionando danos permanentes ao aparelho, bem como acidentes.

No caso dos vidros refratários, apesar de serem liberados para o uso no micro-ondas, não é recomendado que seja por muito tempo, pois podem rachar e acabar estilhaçando também. Assim sendo, ao comprar um pote de vidro, se atente em saber se ele suporta calor. Em caso positivo, fique atento ao tempo que a receita precisa ficar no aparelho – se for considerável, opte por outro material.

5. Tupperware pode ir no micro-ondas?

As tupperwares são feitas de plástico, ou seja, um tipo de material que não deve ir ao micro-ondas. Isso porque ele pode liberar substâncias tóxicas e nocivas aos seres humanos quando é exposto a temperaturas elevadas. Ainda, também tendem a derreter e comprometer o funcionamento do aparelho e a segurança dos usuários.

 Reprodução/Freepik Existem tupperwares que podem ir ao micro-ondas — Foto: Reprodução/Freepik

Porém, com o tempo, começaram a ser desenvolvidos recipientes de plástico especialmente para esse fim. Nesses casos, os potes, vasilhas e copos tem uma composição resistente ao calor e que não libera compostos químicos. Para saber quais os plásticos podem ir ao micro-ondas, procure sempre saber se o utensílio é feito de polipropileno (PP) se tem a indicação de "safe for microwave" ou o número cinco dentro de um triângulo.

6. Forma de silicone pode ir no micro-ondas?

As formas de silicone são resistentes a altas e baixas temperaturas, além de serem flexíveis. Logo, costumam ser a melhor opção para usar no micro-ondas, desde que sejam desenvolvidas para esse fim. As formas estão disponíveis em diversos tamanhos, o que permite que sejam usadas em micro-ondas pequenos, médios e grandes. Além disso, é possível preparar diversos tipos de refeições com o utensílio, que é fácil de manusear e também de lavar.

7. Pote de sorvete pode ir no micro-ondas?

O plástico usado nos potes de sorvete costumam ser mais finos e, por consequência, menos resistentes às mudanças de temperatura. Por isso, ao serem expostos ao calor excessivo das ondas eletromagnéticas, tendem a liberar substâncias tóxicas prejudiciais à saúde.

Ainda, podem derreter e comprometer o pleno funcionamento do micro-ondas de forma definitiva, bem como causar acidentes envolvendo incêndio. Portanto, o ideal é que o pote de sorvete seja utilizado apenas para guardar alimentos na geladeira, freezer e dispensa, ficando longe do micro-ondas.

8. Pode colocar papel toalha no micro-ondas?

 Reprodução/Freepik Papel toalha pode ir ao micro-ondas, mas por pouco tempo — Foto: Reprodução/Freepik

O papel toalha pode ser utilizado para alguns fins no micro-ondas. Entre eles, cobrir os alimentos para evitar que respingue no aparelho e forrar o recipiente para sugar a gordura do alimento enquanto esquenta. No entanto, deve ser usado com cautela, pois quando exposto ao calor por muito tempo pode pegar fogo e, consequentemente, estragar o eletrodoméstico e causar um incêndio na cozinha.

9. Pode colocar xícara no micro-ondas?

Materiais de cerâmica, porcelana e louça podem ser colocados no micro-ondas sem problemas. Desde que não tenham detalhes metálicos, são utensílios recomendados para usar no eletrodoméstico, pois tem a capacidade de distribuir o calor de forma uniforme, permitindo que todos os alimentos sejam aquecidos ou cozidos igualmente.

No entanto, se a xícara tiver alguma detalhe metálico em prata ou dourado, não deve ser utilizada, visto que o metal reflete as ondas e pode causar acidentes graves, além de danos irreversíveis ao aparelho.

10. Pode esquentar água no micro-ondas

Não é recomendado esquentar água no micro-ondas, ainda que seja em um recipiente resistente às altas temperaturas. Isso porque o funcionamento do aparelho por ondas eletromagnéticas pode levar a água acima do ponto de ebulição sem antes passar pela fervura, que é quando se formam as bolhas. Ou seja, isso pode ocasionar uma explosão, pois o líquido atinge uma temperatura altíssima que, ao mínimo toque, tende a desencadear uma fervura intensa.

Essa fervura pode não só estragar o micro-ondas, como também causar queimaduras graves nos usuários. No entanto, algumas pessoas ainda optam por esquentar água do dispositivo. Nesses casos, embora contraindicados, é ideal escolher um recipiente grande e deixar a água descansar por alguns segundos antes de retirá-la, a fim de evitar acidentes.

🎥 Veja também: assista ao vídeo abaixo e descubra as diferenças entre 110 e 220 V

Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!

Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro