Copom já indicou para a alta de 1 ponto percentual da taxa Selic. Na ata da última reunião, o Copom projetou mais duas elevações de igual magnitude dos juros básicos. Se confirmada, a decisão elevará a Selic a 14,25% ao ano no mês de março.
O Comitê decidiu, unanimemente, pela elevação de 1 ponto percentual na taxa Selic e pela comunicação de que, em se confirmando o cenário esperado, antevê ajuste de mesma magnitude nas próximas duas reuniões.
Ata do Copom
Analistas projetam juros básicos em 15% ao ano até dezembro. As expectativas sinalizam para mais elevações da taxa Selic depois de março. A visão considera a necessidade de utilizar os juros em patamares elevados como alternativa para conter o aumento da inflação.
Previsões para a taxa Selic ao final de 2026 e 2027 voltam a subir. Os analistas elevaram, pela segunda semana consecutiva, as projeções para a taxa Selic no próximo ano, de 12,25% ao ano para 12,5% ao ano. Para 2027, a variação subiu de 10,25% ao ano para 10,38% ao ano. A aposta para 2029 segue estável em 10% ao ano.
Como deve ser a inflação
Analistas preveem inflação em 5,5% ao final deste ano. A variação estimada corresponde à 15ª alta consecutiva das previsões para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Há uma semana, a aposta era de alta do índice em 5,08%. Há quatro, a projeção sinalizava para uma alta de 4,96%.
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro