9 meses atrás 20

México inicia envio de militares para a fronteira com os EUA; Sheinbaum minimiza tarifas impostas pelo Equador

"Os militares já começaram a ser enviados. O plano foi feito pelo general secretário (da Defesa) com sua equipe", disse Sheinbaum, afirmando que os soldados foram mobilizados de outros estados que "não têm tanto problema de segurança" e que a transferência "não deixa o resto do país sem segurança".

Ela disse, ainda, que o envio dos militares também ajudará a fortalecer as operações de segurança na fronteira norte, que tem sido sacudida pela violência vinculada ao crime organizado.

Desde as primeiras horas desta terça, a imprensa mexicana reportou a mobilização de militares e efetivos da Guarda Nacional rumo a diferentes cidades da fronteira com os Estados Unidos, como Tijuana e Matamoros.

Militares embarcaram, por exemplo, em Cancún, na Riviera Maya, grande destino turístico do país. De acordo com a AFP, cerca de 300 militares estavam no aeroporto de Mérida.

Membros da Guarda Nacional do México embarcam em Cancún com destino à fronteira — Foto: REUTERS/Paola Chiomante

Os Estados Unidos são o destino de mais de 80% das exportações mexicanas e por isso tarifas mais altas significariam um duro golpe para a segunda maior economia da América Latina, atrás apenas do Brasil.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro