9 meses atrás 41

México recebeu 11 mil imigrantes deportados desde a posse de Trump, diz presidente

Durante sua coletiva de imprensa diária, Sheinbaum revelou que, deste total, cerca de 2,5 mil não são cidadãos mexicanos. Muitos deles eram de Honduras e foram repatriados por meio de voos e transporte terrestre.

"É voluntário. Nós os acompanharemos para que possam ir para seus países de origem", afirmou ela aos repórteres, enfatizando que as repatriações não foram forçadas.

Nesta sexta, a agência de notícias Reuters registrou o trabalho de patrulha de membros da Guarda Nacional Mexicana e do Exército Mexicano no muro da fronteira do país com os EUA, nos arredores de Ciudad Juarez.

Membros da Guarda Nacional Mexicana e do Exército Mexicano patrulham o muro da fronteira entre o México e os EUA nos arredores de Ciudad Juarez — Foto: REUTERS/Jose Luis Gonzalez

Reforço militar na fronteira

O México iniciou, nesta terça-feira (4), o envio de militares para a fronteira com os Estados Unidos.

"Os militares já começaram a ser enviados. O plano foi feito pelo general secretário (da Defesa) com sua equipe", disse Sheinbaum, afirmando que os soldados foram mobilizados de outros estados que "não têm tanto problema de segurança" e que a transferência "não deixa o resto do país sem segurança".

Ela disse, ainda, que o envio dos militares também ajudará a fortalecer as operações de segurança na fronteira norte, que tem sido sacudida pela violência vinculada ao crime organizado.

Membros da Guarda Nacional do México embarcam em Cancún com destino à fronteira com os EUA — Foto: REUTERS/Paola Chiomante

Militares embarcaram, por exemplo, em Cancún, na Riviera Maya, grande destino turístico do país. De acordo com a AFP, cerca de 300 militares estavam no aeroporto de Mérida.

Os Estados Unidos são o destino de mais de 80% das exportações mexicanas e por isso tarifas mais altas significariam um duro golpe para a segunda maior economia da América Latina, atrás apenas do Brasil.

Donald Trump anuncia que vai enviar 30 mil imigrantes presos para Guantánamo, em Cuba

Donald Trump anuncia que vai enviar 30 mil imigrantes presos para Guantánamo, em Cuba

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro