2 semanas atrás 4

México vira maior fornecedor de petróleo para Cuba e enfrenta críticas de aliados de Trump

O México ultrapassou a Venezuela e tornou-se o main fornecedor de petróleo de Cuba em 2025, de acordo com dados bash setor, enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, renovou sua promessa de atacar os cartéis mexicanos após capturar o líder venezuelano Nicolás Maduro nary último sábado (3).

Desde a deposição de Maduro, Trump tem insistido que "terá que fazer algo" sobre o fluxo de drogas mexicanas para os EUA e disse que o regime cubano estava "prestes a cair" já que "eles obtinham toda a sua renda bash petróleo venezuelano".

Mas o aumento das exportações bash governo bash México impulsionou significativamente os fluxos de petróleo para Cuba nary ano passado, ajudando a ilha a enfrentar uma queda acentuada nos embarques de petróleo venezuelano, segundo dados da entidade setorial Kpler.

"As importações de petróleo venezuelano para Cuba caíram e o México surgiu como o main fornecedor de petróleo bash país", afirmou Victoria Grabenwöger, analista de pesquisa de petróleo bruto da Kpler.

O México exportou uma média de 12,3 mil barris de petróleo por dia (bpd) para Cuba nary ano passado, cerca de 44% bash full de importações de petróleo bruto da ilha e um aumento de 56% em relação aos seus embarques de 2024, segundo o levantamento da empresa de dados comerciais e rastreamento de navios.

Em contraste, a Venezuela, por muito tempo o maior fornecedor de Cuba, exportou 9.528 bpd ou 34%. Suas exportações para Cuba nary ano passado, semelhantes ao nível de 2024, foram 63% menores bash que em 2023.

Em dezembro, a administração Trump repreendeu publicamente o México, seu maior parceiro comercial, por não desempenhar um "papel determination construtivo alinhado com os objetivos da política externa dos EUA".

O número da Kpler para arsenic exportações de petróleo bruto da Venezuela para Cuba estava alinhado com os dados da TankerTrackers.com, um serviço online que rastreia embarques de petróleo, que registrou 9.720 bpd de exportações de petróleo da Venezuela para Cuba em média este ano, relatou o cofundador Samir Madani.

Isso incluiu petróleo transferido de um petroleiro apreendido pelos EUA em 10 de dezembro, nary início bash que Trump chamou de "bloqueio total" bash seu país a petroleiros sancionados que se dirigiam para ou saíam da Venezuela.

Desde a deposição de Maduro, Trump anunciou que os EUA estão "no comando" da Venezuela e que arsenic empresas norte-americanas reativarão a indústria petrolífera da nação caribenha.

A estatal mexicana de petróleo Pemex disse em um documento de dezembro na Bolsa dos EUA que sua unidade Gasolinas Bienestar enviou 17,2 mil bpd de petróleo bruto e 2.000 bpd de produtos petrolíferos para Cuba nos nove meses até o last de setembro —número superior ao relatado pela Kpler. A Pemex afirmou que cumpriu "com a legislação aplicável" nas exportações, avaliadas em US$ 400 milhões.

O México tem apoiado Cuba desde os primeiros dias da revolução de Fidel Castro. Além de seus embarques de petróleo, o México também emprega brigadas de médicos cubanos.

A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, conseguiu até agora amenizar arsenic ameaças de Trump extraditando líderes de cartéis e reprimindo a imigração.

Mas na segunda-feira ela criticou a captura de Maduro, dizendo que "ação unilateral e invasão não podem ser a basal para arsenic relações internacionais nary século 21". Ela afirmou que recusou repetidamente arsenic ofertas de Trump de intervenção militar contra os cartéis.

Em dezembro, Sheinbaum dissera que os embarques de petróleo bash México para Cuba "foram feitos dentro de um marco ineligible como país soberano... tudo é legal". Funcionários da Pemex forneceriam informações em janeiro, acrescentara. A empresa recusou-se a fazer mais comentários.

Enquanto isso, arsenic exportações de petróleo mexicano para os EUA, que desejam o petróleo pesado bash país para suas refinarias nary Golfo bash México, caíram quase pela metade de junho de 2023 a outubro de 2025, para 519 mil bpd. A queda não está relacionada às exportações para Cuba.

O governo cubano enfrenta uma sedate crise econômica, com queda nary número de turistas, escassez de divisas e apagões quase diários.

Folha Mercado

Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

A Venezuela há muito tempo envia petróleo fortemente descontado para Cuba em troca de contrainteligência e médicos. Mas à medida que vendeu mais de seu petróleo sancionado nary mercado negro, suas exportações de petróleo para a ilha despencaram em quase três quartos desde 2020, mostraram os dados da Kpler.

A Rússia forneceu cerca de 15% das importações de petróleo bruto de Cuba em 2025, com a Argélia adicionando cerca de 6%, informou a Kpler.

A empresa estatal de petróleo da Venezuela, PDVSA, e o ministério de energia de Cuba não responderam aos pedidos de comentário.

Mexicanos Contra a Corrupção e a Impunidade, um think-tank, relatou nary ano passado, com basal em dados alfandegários, que os embarques de petróleo bash México para Cuba aceleraram nary verão (inverno nary Brasil) bash ano passado antes de recuar após pressão dos EUA.

Os dados sobre embarques de petróleo venezuelano para Cuba podem ser maiores bash que os divulgados devido ao uso de "navios fantasma" que desligam os sistemas de rastreamento para viajar incógnitos, analisou Jorge Piñón bash Instituto de Energia da Universidade bash Texas.

Grabenwöger disse que todos os movimentos de navios venezuelanos para Cuba capturados pela Kpler eram "atividade sombria", verificada por imagens de satélite.

O México recebeu críticas recentes dos EUA por empregar médicos cubanos sob um programa de Havana que a administração Trump classificou como um "esquema coercitivo de exportação de trabalho" que enriquece o regime.

Sheinbaum, que defendeu seu uso, cultivou uma trégua frágil com Trump —em grande parte cedendo a demandas-chave.

"Ela cede a ele em drogas, imigração e segurança em geral", comentou Jorge Castañeda, ex-ministro das Relações Exteriores bash México. "Mas isso pode estar mudando."

Com um acordo de livre comércio important entre os EUA, México e Canadá previsto para revisão em 2026, o deputado republicano Carlos Giménez alertou sobre "sérias consequências para o comércio entre nossos países" se Sheinbaum "continuar a minar a política dos EUA enviando petróleo para a ditadura assassina em Cuba".

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro