3 meses atrás 19

Microsoft libera Windows 11 25H2 com reforços de IA e mais; saiba instalar

A Microsoft começou a liberar oficialmente a versão 25H2 do Windows 11. Por se tratar de uma atualização de recursos (feature update), o pacote traz novidades em inteligência artificial (IA) e acessibilidade, além de melhorias no desempenho, na segurança e na interface. Vale ressaltar que, neste primeiro momento, a distribuição é gradual e destinada a computadores selecionados pela Microsoft. A seguir, confira as principais novidades, os requisitos exigidos, quem recebe primeiro e como instalar o Windows 11 25H2.

 Reprodução/Unsplash/Windows Microsoft libera Windows 11 25H2 com reforços de IA e mais; saiba instalar — Foto: Reprodução/Unsplash/Windows

Principais novidades do Windows 11 25H2

O novo Windows 11 25H2 traz avanços em inteligência artificial, desempenho, acessibilidade e design. O Microsoft Copilot, assistente de IA da companhia, ganhou funções exclusivas nos Copilot+ PCs: Click to Do e Recall. A primeira identifica elementos na tela para ações rápidas; a segunda permite buscar capturas de tela usando linguagem natural. Além disso, o assistente virtual está mais integrado ao sistema, atuando no Explorador de Arquivos — com resumos de documentos e edição de imagens — e nas Configurações, onde funciona como agente inteligente para facilitar ajustes e buscas.

Os aplicativos nativos do Windows também foram aprimorados com IA. O Paint, por exemplo, agora conta com a ferramenta Cocreator, que gera artes a partir de textos e desenhos. No app Fotos, os recursos Restyle Image e Image Creator permitem reimaginar imagens com o auxílio da inteligência artificial. Outros apps, como o Bloco de Notas, passaram a oferecer ferramentas para resumo de texto e edição inteligente.

 Laura Storino/TechTudo Windows 11 25H2 chega com maior integração da inteligência artificial — Foto: Laura Storino/TechTudo

Novos recursos de desempenho e segurança também chegam ao Windows 11 na versão 25H2. O sistema foi otimizado para oferecer mais fluidez em computadores híbridos com arquiteturas ARM e x86. Além disso, redes corporativas passam a contar com suporte ao Wi-Fi 7, garantindo conexões mais rápidas e seguras. Outro destaque é o Quick Machine Recovery, que permite recuperar automaticamente o sistema em caso de falhas críticas durante a inicialização. Já o Windows Backup for Organization facilita a restauração de configurações e aplicativos em situações de arquivos corrompidos ou perda de dados.

No campo da acessibilidade, as legendas automáticas estão mais abrangentes e agora traduzem áudios e vídeos em até 44 idiomas. Além disso, os efeitos do Windows Studio foram aprimorados para melhorar a qualidade das chamadas, com cancelamento de ruído e ajustes de iluminação. Já o Gerenciador de Tarefas passou a oferecer navegação mais eficiente por teclado, compatibilidade aprimorada com leitores de tela e mapas de calor com alto contraste.

Por fim, a interface do sistema operacional recebeu novos atalhos de produtividade, uma reorganização do menu Iniciar e ícones atualizados. A barra de tarefas agora redimensiona automaticamente os ícones para acomodar mais aplicativos, enquanto a página inicial das Configurações foi remodelada com novos cards informativos que exibem dados sobre acessibilidade e o dispositivo. Além disso, o Explorador de Arquivos passou a permitir a criação de novas pastas diretamente pelo menu lateral, oferece restauração de abas após reinicialização e apresenta melhor desempenho ao lidar com arquivos .rar e .7z.

Quem recebe primeiro o Windows 11 25H2

Neste primeiro momento, o Windows 11 versão 25H2 será distribuído de forma gradual neste mês de outubro. Os primeiros a receber a atualização serão os usuários que optarem pela instalação manual (via Windows Update) e cujos dispositivos forem considerados aptos pela Microsoft. Isso significa que nem todos os PCs receberão automaticamente a nova versão do sistema operacional. Vale mencionar, no entanto, que usuários do Windows Insider já possuem acesso ao novo sistema para teste.

A estratégia da empresa é priorizar, inicialmente, computadores com maior compatibilidade com os novos recursos, reduzindo os riscos de falhas durante a instalação e o uso. No entanto, isso não impede que outros usuários façam o update — desde que estejam cientes dos riscos e verifiquem se o PC atende aos requisitos. Quem optar por esperar — o que pode demorar semanas — receberá uma notificação assim que a atualização estiver disponível para o seu dispositivo.

 Reprodução/Unsplash/Windows Liberação do Windows 11 25h2 é gradual — Foto: Reprodução/Unsplash/Windows

Como instalar o Windows 11 25H2

Para instalar o Windows 11 25H2, o processo é o mesmo de qualquer outra atualização. Basta acessar “Configurações” e ir até “Windows Update”. Se preferir encurtar o caminho, digite “Windows Update” no campo de busca da barra de tarefas. Em seguida, clique em “Verificar atualizações” e aguarde enquanto o sistema realiza a busca. Se o pacote 25H2 estiver disponível, clique em “Baixar e instalar”. A atualização é gratuita para todos os usuários do Windows 11 e não requer uma chave de ativação adicional.

No entanto, antes de atualizar o sistema, o recomendado é fazer um backup completo dos arquivos e configurações. Embora o processo de atualização seja seguro, imprevistos podem ocorrer. Ter uma cópia de segurança ajuda a evitar prejuízos caso algo saia do esperado.

Caso a atualização não esteja disponível pelo Windows Update, o usuário pode recorrer a métodos alternativos. Uma opção é utilizar o Assistente de Instalação da Microsoft, disponível no site oficial da empresa. Outra possibilidade é fazer o download da ISO oficial para realizar uma instalação manual — essa segunda alternativa, no entanto, é recomendada apenas para usuários com conhecimento técnico mais avançado.

 Reprodução/Windows Central Veja como instalar o Windows 11 25h2 no computador — Foto: Reprodução/Windows Central

Requisitos do sistema para Windows 11 25H2

O Windows 11 25H2 requer os mesmos requisitos do Windows 11 original para ser instalado no dispositivo. Entre eles, o computador deve ter, no mínimo, 4 GB de RAM, pelo menos 64 GB de armazenamento disponível, TPM (Trusted Platform Module) 2.0, processador com 1 GHz ou mais, entre outros. Para verificar se o seu PC é compatível com o novo sistema operacional, acesse "www.microsoft.com/pt-br/windows/windows-11-specifications" (sem aspas).

 Reprodução/Unsplash/Windows Saiba quais são os requisitos para baixar e instalar o Windows 11 25H2 — Foto: Reprodução/Unsplash/Windows

Veja também: Você sabe diferenciar um vídeo real ou feito com IA? Testamos o público!

Você sabe diferenciar um vídeo real ou feito com IA? Testamos o público!

Você sabe diferenciar um vídeo real ou feito com IA? Testamos o público!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro