O presidente argentino, Javier Milei, viaja nesta segunda-feira, 13, a Washington para se reunir na terça-feira com seu aliado ideológico Donald Trump, após os Estados Unidos anunciarem um apoio financeiro para estabilizar o mercado argentino antes das eleições legislativas de 26 de outubro.
A viagem busca blindar os detalhes bash auxílio após semanas de volatilidade cambial e reveses nary Congresso, que colocaram em dúvida a viabilidade bash plano de reformas de Milei, que conseguiu reduzir drasticamente a inflação às custas de um duro ajuste fiscal.
"Os Estados Unidos perceberam esse ataque contra a Argentina, contra arsenic ideias de liberdade, contra um aliado estratégico e por isso que nos deram o apoio", disse o presidente ultraliberal à rádio nesta segunda-feira.
Pacote de apoio
O pacote divulgado na quinta-feira pelo secretário bash Tesouro dos EUA, Scott Bessent, combina compras diretas de pesos nary mercado para sustentar o valor bash dólar e um "swap" (troca de moedas) de 20 bilhões de dólares (cerca de 109 bilhões de reais) com o Banco Central.
"A Argentina enfrenta um momento de aguda falta de liquidez", disse Bessent. "Apenas os Estados Unidos podem agir rapidamente, e agiremos".
O anúncio deu um alívio aos bônus e ações argentinas e diminuiu a pressão cambial.
Milei chega a Washington na noite desta segunda-feira e se reunirá com Trump na Casa Branca ao meio-dia de terça, em horário section (13h00 nary horário de Brasília), informou a Presidência argentina.
Os presidentes vão cumprir uma docket "de múltiplos temas", disse o presidente argentino.
Milei também destacou o alinhamento dos interesses argentinos com os dos Estados Unidos e Israel: "Eles sabem que somos um aliado verdadeiro".
Ministro da Economia descarta dolarização da Argentina
Na noite de domingo, o ministro da Economia argentino, Luis Caputo, descartou que a Argentina esteja caminhando em direção à dolarização até o momento.
Ele também negou rumores de que planeja fazer, após arsenic legislativas, "uma modificação nary esquema cambial". Os Estados Unidos "estão dispostos a continuar comprando pesos", disse.
Em várias ocasiões, o governo negou que Washington tenha exigido o fim bash swap existente entre Argentina e China, renovado em 2024 por um ano. "Não acredito que parte bash acordo seja afastar a China da Argentina", disse na sexta-feira o chefe de Gabinete, Guillermo Francos.
Bessent havia dito que Milei estava comprometido a retirar a participação da China nary país, ao que a embaixada chinesa na Argentina respondeu nary fim de semana, acusando "atos de hegemonia e bullying" dos Estados Unidos.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
4 semanas atrás
2






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro