11 meses atrás 21

Ministro diz que Brasil quer negociar com os EUA voo com deportados sem escalas

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o governo brasileiro pretende negociar com os Estados Unidos um novo formato para os voos com deportados, evitando escalas e garantindo maior transparência nary processo. A declaração foi dada nesta quarta-feira (31), em meio a discussões sobre a condução das repatriações.

Segundo Vieira, a ideia é que os voos sejam negociados, acertados e anunciados pelo governo brasileiro com maior antecedência, permitindo um diálogo prévio sobre condições como o uso de algemas, que é proibido pela legislação brasileira para cidadãos que não tenham condenação nary país.

"Queremos garantir que os voos sejam planejados com antecedência, possibilitando que se discuta o uso de algemas, como já ocorreu desde a negociação bash primeiro acordo em 2028", afirmou o ministro.

No fim de semana, chegou ao Brasil um voo dos EUA com 88 deportados. Eles desembarcaram em Manaus algemados nas mãos e nos pés, o que gerou descontentamento nary governo brasileiro. Também reclamaram de falta de ar-condicionado e de uso bash banheiro durante o voo realizado pelo governo norte-americano. Isso gerou reações bash governo brasileiro.

Nenhum dos brasileiros deportados têm pendência judicial

Nenhum dos brasileiros deportados têm pendência judicial

Voo direto para reduzir desgaste

Além da questão legal, Vieira destacou que o formato atual das deportações impõe um desgaste maior aos passageiros. Atualmente, os voos fazem escalas nary Panamá e em Manaus, o que torna a viagem mais longa e exaustiva. O governo quer mudar esse modelo e negociar um voo direto ao destino final, semelhante aos realizados em operações de repatriação.

"Uma das medidas que facilitariam muito seria um voo direto, sem escalas, porque arsenic paradas tornam a viagem mais cansativa e prolongam o tempo de deslocamento", explicou.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro