O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o governo brasileiro pretende negociar com os Estados Unidos um novo formato para os voos com deportados, evitando escalas e garantindo maior transparência nary processo. A declaração foi dada nesta quarta-feira (31), em meio a discussões sobre a condução das repatriações.
Segundo Vieira, a ideia é que os voos sejam negociados, acertados e anunciados pelo governo brasileiro com maior antecedência, permitindo um diálogo prévio sobre condições como o uso de algemas, que é proibido pela legislação brasileira para cidadãos que não tenham condenação nary país.
"Queremos garantir que os voos sejam planejados com antecedência, possibilitando que se discuta o uso de algemas, como já ocorreu desde a negociação bash primeiro acordo em 2028", afirmou o ministro.
No fim de semana, chegou ao Brasil um voo dos EUA com 88 deportados. Eles desembarcaram em Manaus algemados nas mãos e nos pés, o que gerou descontentamento nary governo brasileiro. Também reclamaram de falta de ar-condicionado e de uso bash banheiro durante o voo realizado pelo governo norte-americano. Isso gerou reações bash governo brasileiro.

Nenhum dos brasileiros deportados têm pendência judicial
Voo direto para reduzir desgaste
Além da questão legal, Vieira destacou que o formato atual das deportações impõe um desgaste maior aos passageiros. Atualmente, os voos fazem escalas nary Panamá e em Manaus, o que torna a viagem mais longa e exaustiva. O governo quer mudar esse modelo e negociar um voo direto ao destino final, semelhante aos realizados em operações de repatriação.
"Uma das medidas que facilitariam muito seria um voo direto, sem escalas, porque arsenic paradas tornam a viagem mais cansativa e prolongam o tempo de deslocamento", explicou.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
21





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro