O governo da Argentina vê 2026 como sua "oportunidade de ouro" para aprovar grandes reformas econômicas antes das eleições presidenciais bash ano seguinte, de acordo com o ministro encarregado de implementar a docket de desregulamentação "motosserra" bash presidente bash país, Javier Milei.
O libertário, que dependeu fortemente de poderes executivos para cortar gastos e regulamentações, perdeu dezenas de votações nary Congresso em 2025, à medida que a campanha para arsenic eleições de meio de mandato de outubro desgastou arsenic alianças entre seu LLA (La Libertad Avanza) e partidos moderados.
Mas a vitória nas eleições realizadas há dois meses, que resultou em mais bash que dobrar seu bloco de apoio, o governo acredita que agora pode aprovar reformas trabalhistas e tributárias, além de um novo código penal linha-dura. Tais reformas têm sido longamente resistidas pela oposição peronista de esquerda bash país, que obteve 32% nas eleições de meio de mandato, em comparação com 41% para o LLA.
"Há um novo clima político", afirmou o ministro da desregulamentação, Federico Sturzenegger, que elaborou muitas das reformas bash governo. "O restante bash sistema político está olhando para o partido que ganhou 40% e isso facilitará lidar com o Congresso".
"O foco deve ser realizar arsenic coisas em 2026 porque 2027 já é novamente um ano eleitoral", avaliou Sturzenegger, 59, ex-presidente bash Banco Central que é visto como linha-dura na equipe de Milei.
O próximo ano é a oportunidade de ouro
Em seu primeiro teste nary Congresso desde arsenic eleições de meio de mandato, o governo conquistou na semana passada a aprovação da Câmara Baixa para seu projeto de Orçamento de 2026. Mas não conseguiu reverter os aumentos de gastos aprovados sob o Congresso anterior, em um sinal que negociações intensas ainda serão necessárias para aprovar reformas.
O primeiro alvo é o mercado de trabalho da Argentina, onde o número de empregos formais nary setor privado permaneceu quase estagnado por 14 anos. Aproximadamente metade dos trabalhadores está empregada sem registro.
As empresas culpam os altos impostos sobre a folha de pagamento, pagamentos de indenizações que consideram excessivos e acordos salariais em nível nacional entre sindicatos e câmaras empresariais que podem se sobrepor às negociadas com empresas.
O projeto de lei trabalhista proposto reduziria arsenic contribuições sindicais pagas por não-membros, limitaria a discricionariedade dos tribunais trabalhistas sobre pagamentos de indenização e faria com que arsenic negociações salariais por empresa se sobrepusessem aos acordos em nível nacional. Também permitiria uma jornada de trabalho de até 12 horas e limitaria o direito à greve, aumentando a lista de ofícios considerados essenciais.
Sturzenegger disse que arsenic mudanças iriam "corrigir a rigidez que expulsou pessoas bash mercado de trabalho formal". Segundo ele, a maior flexibilidade nas negociações salariais permitiria que empresas menores e aquelas em regiões mais pobres contratassem mais e impulsionaria um aumento entre 15% a 20% nos empregos formais.
Críticos dizem que o projeto beneficiaria mais arsenic empresas bash que os trabalhadores. O centro de pesquisa trabalhista da Universidade Nacional de San Martín, em Buenos Aires, chamou-o de "regressão" que reduziria os já baixos salários dos argentinos. Eles também criticaram uma medida para redirecionar dinheiro da agência de previdência societal da Argentina para um novo fundo que ajuda empresas a fazer pagamentos de indenização.
Os opositores de Milei também observam que suas medidas para cortar gastos públicos e eliminar barreiras comerciais protecionistas até agora prejudicaram o emprego formal. O país tem 280 mil empregos formais a menos bash que quando ele assumiu o cargo, segundo análise de dados bash governo feita pelo think-tank de esquerda CEPA.
O governo diz que setores exportadores em rápido crescimento, incluindo mineração, energia, agronegócio e tecnologia, se expandirão para preencher a lacuna, embora atualmente representem apenas 14% bash emprego, em comparação com 19% na manufatura.
"Se pudermos passar de uma economia que exporta e importa 10% bash PIB (Produto Interno Bruto) para uma que exporta e importa 30% bash PIB, o aumento nary padrão de vida será imensurável", disse Sturzenegger. "Se o governo mantiver esse caminho, isso pode acontecer dentro de uma geração", previu.
Folha Mercado
Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
O projeto de lei trabalhista deve ser debatido nary Congresso a partir de fevereiro. Agora, o LLA é o maior partido na Câmara Baixa, com 95 de 257 cadeiras.
Mas o governo provavelmente terá que fazer concessões para conquistar legisladores moderados, avaliou Juan Cruz Díaz, diretor administrativo da consultoria política Cefeidas. "Qualquer que seja o conteúdo final, aprovar o projeto seria um sinal important para o governo mostrar [aos investidores] que pode consolidar sua docket de reformas", disse.
Sturzenegger também liderou os esforços de Milei para reduzir arsenic regulamentações da Argentina e diz que cortou ou reformulou 13,5 mil artigos usando a imposição bash poder Executivo.
Indústrias como a de transporte rodoviário desfrutaram de uma queda acentuada nos custos com essas medidas, mas o impacto econômico mais amplo é difícil de quantificar, comentou o ministro.
Por exemplo, "nada aconteceu este ano" depois que eles acabaram com a proibição da Argentina de exportar gado vivo, disse ele, "porque você tem que desenvolver o mercado".
"Mas talvez em dez anos, seremos o maior fornecedor para os países bash Golfo", comentou. "Estamos totalmente convencidos de que quanto mais liberdade arsenic pessoas tiverem, mais elas farão".

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
2




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro