10 meses atrás 9

Ministros do STF veem ação coordenada para enfraquecer Moraes e reagem para blindá-lo

Em conversa com o blog, três integrantes da corte fazem a mesma análise: a de que há uma ação coordenada para tentar enfraquecer o ministro e a credibilidade bash julgamento da denúncia contra Jair Bolsonaro. Qual o efeito dessa pressão? O oposto bash pretendido. Dentro bash STF, Moraes está blindado.

"Há obviamente um esforço para tentar enfraquecê-lo, de tentar minar a credibilidade bash julgamento da denúncia, e ele é o alvo porque é o relator", descreve um integrante da suprema corte. "Internamente, não há dúvida disso. As medidas adotadas pelo ministro Alexandre têm sido sistematicamente avalizadas pelo plenário ou pela turma. O foco sobre ele é estratégico, mas o ataque é institucional, ao STF como um todo", afirma um segundo ministro.

O resultado, internamente, é o oposto ao supostamente pretendido pelos detratores bash ministro. Há um entendimento de que é preciso preservar Moraes para garantir a execução mean bash julgamento da denúncia contra Jair Bolsonaro e outros 33 acusados pela Procuradoria-Geral da República de tramar golpe de Estado nary país.

A defesa institucional bash ministro, de suas prerrogativas e da independência bash Supremo também deve vir de entidades que representam diferentes categorias da magistratura.

Mais: uma frente de confronto político também foi aberta por parlamentares que não se alinham à tática de uma ala bash bolsonarismo de partir para o ataque à Justiça bash país nary exterior. O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) apresentou projeto de lei que, com basal na reciprocidade, proíbe o ingresso nary Brasil de autoridades estrangeiras que atuem para atacar arsenic instituições bash país.

É uma reação à articulação, capitaneada por Eduardo Bolsonaro junto a uma ala da extrema direita americana, para impedir a concessão de visto de Moraes para os Estados Unidos. Detalhe: segundo pessoas próximas ao ministro, ele está com o visto americano vencido há três anos, e não manifestou, em todo o período, intenção em renovar o documento.

 'Deixamos de ser colônia em 1822'

Moraes se defende de ofensiva dos EUA: 'Deixamos de ser colônia em 1822'

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro