3 meses atrás 24

Modo IA do Google: cinco funções que vão te ajudar no dia a dia

O Modo IA do Google foi integrado ao buscador Chrome no Brasil, oferecendo uma nova forma de pesquisar na Internet. A ferramenta permite acessar respostas dinâmicas para perguntas complexas diretamente na página principal, analisar fotos com explicações detalhadas e até fazer perguntas usando apenas a voz. Com esses recursos de inteligência artificial, o usuário pode agilizar pesquisas aprofundadas, obter contexto em imagens e interagir de maneira mais natural, o que torna a navegação mais prática e eficiente. A seguir, confira cinco funções do Modo IA do Google que vão facilitar o dia a dia.

Modo IA do Google mostra resultados dinâmicos para perguntas complexas diretamente na página inicial — Foto: Reprodução/Google

📝 Qual é o melhor navegador online? Saiba Mais no Fórum do TechTudo

1. Pesquisas complexas com resultados dinâmicos

Modo IA do Google mostra respostas dinâmicas e com multimídias — Foto: Reprodução/Google

O Modo IA do Google oferece respostas diretas e contextualizadas já na página principal, reduzindo a necessidade de acessar múltiplos links. Em pesquisas complexas, o sistema sintetiza informações de diferentes fontes e apresenta resumos dinâmicos em texto corrido, com suporte de listas ou comparativos. Isso significa que o usuário pode, por exemplo, pesquisar um roteiro de viagem e receber uma explicação dos melhores pontos turísticos com valores, recomendações locais e direcionamentos no mapa.

Ao perguntar, por exemplo, quais as frutas da estação, o Google entenderá qual é a temporada atual e exibirá uma lista com os produtos da safra, em vez de mostrar links com as respostas. O usuário também pode comparar planos de saúde ou modelos de celular de forma estruturada, por exemplo, recebendo uma análise rápida na página principal, economizando tempo e facilitando decisões.

2. Analisar fotos e descobrir significado

Modo IA do Google permite analisar fotos de forma rápida — Foto: Reprodução/Google

Com a função de análise de imagens, o Modo IA do Google permite que o usuário faça upload ou tire uma foto e receba interpretações detalhadas daquele conteúdo. No celular, essa experiência se integra ao Google Lens, já conhecido por identificar objetos e textos. Ao fotografar um monumento, por exemplo, o recurso oferece informações históricas e culturais, e ainda é capaz de traduzir placas em outros idiomas.

Ao capturar um prato de comida, a IA pode sugerir receitas e ingredientes, além de traduzir cardápios e revelar quais itens são vegetarianos. Já ao pesquisar plantas, a IA pode dizer exatamente qual é aquela espécie e revelar os melhores cuidados para preservá-la de forma saudável. Esse recurso pode ser útil durante os cuidados de casa, viagens ou em estudos acadêmicos, facilitando o acesso a informações complexas de forma rápida.

3. Ver histórico de pesquisas

O usuário do Modo IA do Google pode resgatar o histórico de pesquisas e conversas a qualquer momento, acessando rapidamente as interações anteriores. Isso significa que é possível retomar dúvidas complexas ou projetos de pesquisa sem precisar reiniciar do zero, recebendo atualizações sobre o tema com informações recentes e relevantes. Por exemplo, se alguém pesquisou na semana passada sobre organização financeira doméstica, pode retomar a conversa e receber novas dicas de economia, planilhas atualizadas ou sugestões de aplicativos de controle de gastos atualizados.

Novo Modo IA do Google permite fazer perguntas usando voz no PC e no celular — Foto: Reprodução/Google

O Modo IA do Google também aprimora as buscas por comando de voz, permitindo interações mais naturais e conversacionais. Em vez de perguntas curtas e objetivas, o usuário pode formular dúvidas complexas de forma espontânea, como “quais os principais desafios da transição energética no Brasil e como isso afeta a conta de luz?”. A inteligência artificial compreende o contexto, organiza a resposta e apresenta informações resumidas diretamente na tela, muitas vezes com links de apoio para aprofundamento. Esse recurso facilita o acesso rápido a dados relevantes em situações de mobilidade, quando digitar não é prático.

5. Desabilitar quando quiser

É possível desativar o Modo IA no Google para retornar ao modelo tradicional de buscas com apenas um clique. Isso é útil para quem prefere resultados mais objetivos ou rápidos em determinadas situações, sem o detalhamento ou síntese da IA. Por exemplo, ao buscar informações simples como horários de filmes, rotas de trânsito ou definições rápidas, o usuário pode alternar instantaneamente, mantendo a experiência de navegação prática e familiar, garantindo controle total sobre a ferramenta.

Com informações do Google

Veja também: A IA pode te ajudar no processo seletivo de uma vaga?

A IA pode te ajudar no processo seletivo de uma vaga?

A IA pode te ajudar no processo seletivo de uma vaga?

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro