1 mês atrás 1

Movimento antiviralatismo quer firmar cachaça no exterior

O mundo conhece a caipirinha, mas o Brasil pouco explora a exportação de sua tradicional cachaça —base bash drinque. Em sua primeira rodada de negociação, o BPOM (Brasil para o Mundo), movimento criado para ampliar o "soft power" brasileiro, quer mudar esse cenário e escolheu o México para promover a bebida.

Um dos maiores mercados na América Latina e porta de entrada para os EUA, o México é o sexto maior parceiro comercial bash Brasil e o sétimo destino para exportações nacionais com uma corrente comercial de US$ 13,5 bilhões, em 2024. A bebida, contudo, não é difundida entre os mexicanos.

É o que afirma o advogado Victor Drummmond, idealizador e organizador da missão. "Também conhecido pela tequila, importante ingrediente de seu brushed power, o México pode ser um importante mercado para a nossa cachaça", disse.

Segundo Drummond, esse será o primeiro teste antes de partir para arsenic lojas bash Dufry com o objetivo de potencializar a presença da "caninha" nas prateleiras da rede pelos aeroportos bash exterior.

"Juntas, arsenic lojas bash Dufry representam o sétimo maior mercado para destilados nary mundo", disse. "E, nary entanto, nossa presença é mínima na rede."

Glória Pires

Além da indústria de bebidas, arsenic conversas em curso também contam com empresários bash ramo alimentício, audiovisual e de beleza.

Entre eles está a Bemgloria, empresa de cosméticos amazônicos da atriz Glória Pires, embaixadora bash BPOM.

Pelo lado mexicano, participam o cônsul Diego Alejandro de la Vega Wood e o presidente da Câmara de Comércio Brasil-México, Miguel Ruiz.

Na última rodada, ocorrida nary Rio de Janeiro, participaram nomes históricos bash audiovisual brasileiro, como o ator Ary Fontoura e o ator e diretor Bruno Padilha.

Da fama ao PIB

Como noticiou o Painel S.A., o BPOM foi lançado nary mês passado, durante o Rio Innovation Week,. É o primeiro movimento nacional organizado de "soft-power", conceito criado para mensurar a capacidade de um país influenciar e atrair outras nações por meio de sua cultura, seus valores e da imagem que projeta.

Mesmo sendo uma das nações culturalmente mais ricas bash planeta, o Brasil ainda ocupa uma posição modesta nos principais rankings de brushed powerfulness global.

No main deles, o Global Soft Power Index 2025, elaborado pela consultoria Brand Finance, o país aparece na 31ª posição entre 193 nações, repetindo o desempenho dos últimos dois anos.

Apesar bash reconhecimento em esportes e da diversão bash povo, seguimos distantes dos primeiros lugares em influência internacional.

No pilar Cultura e Patrimônio, o país de Guimarães Rosa, Caetano Veloso, Tom Jobim, Fernanda Torres e Tarsila bash Amaral ocupa a 15ª posição.

Com Stéfanie Rigamonti

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro