5 meses atrás 4

Musk diz que vai cortar gastos com doações políticas: 'Vou fazer muito menos no futuro'

"Vou fazer muito menos no futuro. Acho que já fiz o suficiente", disse.
"No geral, acho que fomos eficazes. Não tão eficazes quanto eu gostaria, mas progredimos", disse.

Procurada pela agência de notícias Reuters, após a declaração de Musk nesta terça, uma fonte da Casa Branca minimizou a afirmação. Disse que o bilionário permanece "totalmente comprometido" com Trump e o Partido Republicano, e que o apoio dele continuará por meio de diversos canais, incluindo como consultor, por meio de contribuições financeiras e influência informal em redes de doadores.

Loja da Tesla em Las Vegas é vandalizada

Loja da Tesla em Las Vegas é vandalizada

O principal grupo de gastos políticos de Musk, o America PAC, não quis comentar.

A decisão de Musk pode forçar os republicanos a recorrerem mais aos megadoadores tradicionais e aumentarem a arrecadação de fundos de base antes das eleições legislativas do ano que vem.

" Será que isso pode ter algum impacto? Talvez, mas pode não ter, porque há muitos outros lugares para arrecadar dinheiro. Musk facilitou. Mas agora que Trump é presidente, ele é o principal arrecadador de fundos", disse Ron Bonjean, um veterano estrategista republicano em Washington, à Reuters.

Musk anunciou menos dedicação ao governo

Donald Trump em reunião com seu gabinete - bonés com as palavras "Golfo da América" em frente a cada membro — Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein

Na última reunião de Trump com seu gabinete, Musk ouviu do presidente que poderia permanecer no governo "o tempo que quiser":

"Você foi de uma ajuda tremenda. Você abriu os olhos de muita gente para o que poderia ser feito. E só queremos agradecer muito. Você está convidado a ficar o tempo que quiser. Você fez um trabalho incrível: US$ 150 bilhões...Vocês fizeram um trabalho fantástico e nós agradecemos", elogiou Trump, sendo corrigido por Musk, que se gabou: "160 agora. Mas quem está contando?"

Mais cedo, a chefe de gabinete da Casa Branca, Susie Wiles, informou à imprensa que Elon Musk não está mais trabalhando presencialmente no local.

Nesta terça-feira, Musk afirmou que está comprometido em permanecer como CEO da Tesla por mais cinco anos.

Investidores acreditam que a decisão aliviará um pouco a pressão sobre a marca Tesla e daria a Musk mais tempo para se concentrar em como reverter a queda nas vendas, que levaram as ações da empresa a despencarem quase 50% em relação ao seu pico registrado em dezembro passado e causou a forte redução de 71% no lucro líquido da companhia.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro