1 hora atrás 1

Nano Banana Pro vale a pena? Veja teste completo da IA da Google

O Nano Banana Pro é a mais nova versão do modelo do Google de edição e geração de imagens, baseadas em inteligência artificial. Lançada na última quinta-feira (20), a ferramenta promete, entre outros upgrades, controle de ângulo de câmera, iluminação, redimensionamento para várias plataformas e geração de imagens com qualidade de estúdio. A novidade tem impressionado internautas que compartilham nas redes sociais diversos resultados do uso da IA.

Para você saber se o novo modelo de imagens do Google cumpre realmente com o que se propõe, nós do TechTudo testamos na prática a plataforma. Nos nossos testes, foi possível identificar uma melhora significativa na qualidade de imagem final e na curva de aprendizado, o que pode ser interessante para aplicar tanto no nível usuário quanto em alguns usos profissionais. A seguir, veja a análise completa do modelo.

Nano Banana Pro vale a pena? Veja teste completo da IA da Google — Foto: Imagens geradas com Nano Banana / Arte: TechTudo Nano Banana Pro vale a pena? Veja teste completo da IA da Google — Foto: Imagens geradas com Nano Banana / Arte: TechTudo

O que a versão Pro do Nano Banana promete

Sob o slogan “Controle criativo como você nunca viu”, o Google lançou o Nano Banana Pro na última quinta-feira (20). O modelo, já conhecido por ser eficiente na edição de imagens, promete um upgrade nesse campo, permitindo ao usuário alterar ângulos de câmera e cenário de imagens através de comandos simples. Ainda no que diz respeito a edição, a plataforma também possibilita combinar texturas, cores e estilos de imagens diferentes em um único resultado.

Outro avanço interessante fica por conta do redimensionamento de imagem. Agora, o usuário poderá redimensionar imagens de maneira simplificada, com o objetivo de se adaptar a qualquer formato de edição sem contar detalhes importantes da imagem. Outra novidade anunciada pela plataforma tenta atacar o maior calcanhar de aquiles da geração de imagem por IA: a produção de imagem com texto. O novo Nano Banana promete a criação de convites, pôsteres e histórias em quadrinhos com as letras legíveis e no lugar certo.

Para o uso profissional, a nova versão do Nano Banana ainda traz avanços importantes. Dentre elas, a geração de imagens em resolução em até 4K, que entrega resultados mais nítidos e realistas. Além disso, o modelo recebeu aprimoramentos em seu conhecimento global, permitindo gerar imagens com maior precisão em aplicações que exigem fidelidade visual, como infográficos, diagramas e outros materiais técnicos. É possível acessar o modelo através de duas formas principais, ou gratuitamente através do Gemini ou através de uma API paga no Google IA Studio.

Nano Banana Pro na prática

Para avaliar na prática as melhorias do Nano Banana Pro, enviamos uma série de prompts à versão disponível no Gemini com o objetivo de testar aspectos essenciais de desempenho como a fidelidade visual, dimensionamento, legibilidade de texto, consistência de personagens e presença de erros ou artefatos. A seguir, confira a análise do modelo sob o ponto de vista dos seguintes critérios: qualidade final, tempo de geração, facilidade de uso e curva de aprendizado, custo e limitações.

Diversos usuários compartilharam seus resultados nas redes sociais, especialmente no X (antigo Twitter) e relatam o "susto" do salto de capacidade de ultrarrealismo com a atualização da IA. Vale destacar também o último tweet em que o usuário mostra que deu a inteligência artificial uma imagem de uma questão matemática em que o Nano Banana não só resolveu corretamente como gerou uma foto com a mesma caligrafia.Confira alguns posts a seguir.

A qualidade final é o fator que determina se o modelo conseguirá atender ao propósito real do usuário, seja ele profissional, comercial ou apenas criativo. Embora muito ágil e eficiente na geração e edição, a versão anterior do Nano Banana apresentava resultados visuais inferiores aos de outros modelos, como o MAI-Image-1 da Microsoft, sobretudo em cenários que exigiam alto nível de fotorrealismo. Diante desse cenário e levando em consideração que uma das promessas do Google era elevar o padrão das imagens geradas, optamos por enviar um prompt bem específico para testar o nível de realismo que o Nano Banana Pro realmente pode entregar.

Prompt : Renderização ultra-realista de um carro vermelho com pintura brilhante, reflexos precisos no ambiente, sombras e textura detalhadas. Gerar duas versões: uma em 16:9 e outra em 9:16

Resultado Nano Banana Pro 16:9:

 Imagem gerada pelo Nano Banana Pro Nano Banana gera imagem ultrarrealista de um carro vermelho com pintura brilhante, reflexos precisos no ambiente e mais; confira — Foto: Imagem gerada pelo Nano Banana Pro

Resultado Nano Banana Pro 9:16:

 Imagem gerada pelo Nano Banana Pro Nano Banana gera imagem ultrarrealista de um carro vermelho com pintura brilhante, reflexos precisos no ambiente e mais; confira — Foto: Imagem gerada pelo Nano Banana Pro

A partir desse prompt, o Nano Banana Pro apresentou uma alta qualidade de imagem alta, principalmente levando em consideração a sua versão anterior. Texturas, sombras e reflexos bem definidos evidenciam um caráter foto realista da imagem. Para testar a consistência e a capacidade de dimensionamento, também foi solicitado no comando que fossem produzidas duas versões uma em 16:9 e outra em 9:16. Tanto a versão horizontal quanto a vertical mantiveram proporções adequadas e perspectiva consistente, demonstrando estabilidade em diferentes formatos.

O tempo de geração é um fator importante porque determina a agilidade do modelo, especialmente quando o usuário precisa criar múltiplas variações, testar ajustes finos ou trabalhar sob prazos curtos. Para avaliar o Nano Banana Pro nesse aspecto, utilizamos um prompt capaz de exigir mais processamento e, ao mesmo tempo, preservar a coerência visual, permitindo observar como o modelo equilibra velocidade e consistência.

Prompt: Crie quatro imagens no formato de história em quadrinhos, mostrando o mesmo personagem: uma mulher negra com cabelo black power, usando uma jaqueta preta, blusa amarela e jeans.

Resultado Nano Banana Pro:

 Imagem gerada pelo Nano Banana Pro Nano Banana cria quatro imagens no formato de história em quadrinhos; veja resultado — Foto: Imagem gerada pelo Nano Banana Pro

A ferramenta demorou pouco mais de 30 segundos para executar o prompt, o que é seguramente mais lento que a versão anterior do Nano Banana. Contudo, há de se levar em consideração a complexidade do comando e que o Nano Banana Pro baseia-se em um modelo mais complexo que a sua versão anterior. No Gemini, o usuário, inclusive, pode verificar o raciocínio que o modelo utilizou para chegar ao resultado. Quanto à imagem em si, a plataforma mais uma vez entregou o que se pediu: personagem, estilo e formato condizente com a descrição sem perder a consistência entre os quadrinhos.

Facilidade de uso e curva de aprendizado

A experiência de uso no Gemini não se alterou com o Nano Banana Pro, afinal ainda é preciso descrever no próprio prompt todas as informações que a ferramenta deve seguir. A versão gratuíta disponível na plataforma, não conta, por exemplo, com uma barra de configurações onde é possível alterar parâmetros e fixar direcionamento para gerações e edições de imagens. Isso permitiria resultados mais precisos e consistentes com menos esforço.

Para começar a verificar a evolução da curva de aprendizado do modelo mais poderoso do Google, optamos por um prompt que force o Nano Banana Pro a demonstrar múltiplas habilidades ao mesmo tempo.

Prompt: Pôster minimalista com fundo branco e a frase ‘TECNOLOGIA PARA TODOS’ em tipografia moderna e totalmente legível, aplicado dentro de um mupi posicionado nas coordenadas -22.955181009488218, -43.1649181307676 .

Resultado Nano Banana Pro:

 Imagem gerada pelo Nano Banana Pro Resultado — Foto: Imagem gerada pelo Nano Banana Pro

De forma geral, a imagem gerada pode ser considerada condizente com o prompt. O mupi foi recriado de forma realista, o pôster aparece limpo e com tipografia totalmente legível e mais importante sem erros ortográficos, algo raro para modelos de geração de imagens, incluindo o Nano Banana na versão antiga. As coordenadas, que remeteram a orla da Praia Vermelha, situada no bairro da Urca, no Rio de Janeiro, não foram reproduzidas de forma exata, ainda que o modelo tenha a utilizado para recriar um ambiente semelhante à zona sul da cidade.

Um segundo prompt também foi elaborado para verificar a qualidade dos infográficos produzidos dentro da plataforma.

Prompt : Infográfico com ícones e caixas de texto curtas explicando os quatro estágios do ciclo da água.

Resultado Nano Banana Pro:

 Imagem gerada pelo Nano Banana Pro Resultado — Foto: Imagem gerada pelo Nano Banana Pro

Mais uma vez o modelo de aprendizado entregou um resultado que mescla texto com imagem, sem qualquer erro ortográfico e dentro do formato desejado.

Por fim, um prompt para criar uma cena cheia de detalhes e em seguida um outro alterando ângulo da imagem, para observar se a consistência é mantida.

Prompt: Cena de uma mesa de jantar com pratos, talheres corretamente alinhados, copos transparentes e um vaso de flores ao centro

Resultado Nano Banana Pro:

Nano Banana gera imagem ultrarrealista de uma mesa de jantar com pratos, talheres corretamente alinhados; veja resultado e prompt — Foto: Imagem gerada pelo Nano Banana Pro:

Prompt: Altere o ângulo da cena para uma câmera posicionada acima, mantendo totalmente a consistência da imagem original

Resultado Nano Banana Pro:

 Imagem gerada pelo Nano Banana Pro Resultado — Foto: Imagem gerada pelo Nano Banana Pro

Neste teste, foi possível observar com clareza a qualidade da imagem gerada e a fidelidade à descrição fornecida no primeiro prompt, resultando em uma composição visualmente coerente e detalhada. Já na segunda imagem, a mudança de ângulo foi aplicada de forma tão precisa que foi difícil achar uma inconsistência, algo que costuma ser um desafio para modelos baseados em inteligência artificial ao lidar com imagens com muitos detalhes.

Como mencionado anteriormente, o Gemini oferece acesso gratuito ao Nano Banana Pro, porém com limitações. Nos testes, foi possível gerar apenas três ou quatro imagens antes que surgisse um aviso informando que o limite diário havia sido atingido e que novas gerações só estariam disponíveis após 24 horas. No mesmo popup, o usuário é convidado a fazer um upgrade para ampliar esse limite.

Ao optar pelo upgrade, aparecem três opções pagas de planos do Google AI, o ecossistema de ferramentas Google baseadas em inteligência artificial. A mais básica delas, o Google AI Plus, oferece, entre outros recursos, um limite maior de uso do Nano Banana Pro por R$ 12,50. Já para contar com a versão mais completa que oferece todos os limites máximos de ferramentas IA do Google, incluindo o Nano Banana, além de outros recursos como armazenamento de 30 TB, o usuário tem que desembolsar R$ 1.209,90 mensais.

 David Valle/TechTudo O Google oferece diferentes pacotes para aumentar os limites de geração de imagem — Foto: David Valle/TechTudo

Nano Banana Pro vale a pena?

A partir da nossa análise, levando em consideração os aspectos: qualidade final, tempo de geração, facilidade de uso e curva de aprendizado, custo e limitações, pudemos notar que o Nano Banana Pro demonstra avanços significativos e, por isso, pode ser considerado uma ferramenta que vale a pena para usuários comuns quanto para alguns usos profissionais. Mesmo na versão gratuita, mostrou capacidade de gerar imagens com excelente definição, textos legíveis e cenas que se mantêm coerentes mesmo quando o ângulo ou o formato são alterados

No cenário do usuário comum, o Nano Banana Pro pode trazer agilidade na criação de conteúdo visual para redes sociais, convites, pôsteres, pequenas ilustrações e peças criativas no geral. A versão gratuita, embora limitada em quantidade de imagens por dia, ainda atende bem quem precisa produzir conteúdo de forma pontual, já que o modelo entende prompts simples e complexos com facilidade e entrega resultados com aparência profissional.

Além disso, alguns profissionais podem fazer um bom uso do modelo como ferramenta de apoio na sua rotina de trabalho. Para designers, por exemplo, o Nano Banana Pro pode se mostrar útil na criação de mockups rápidos, que podem encurtar o processo até a arte final. O mesmo vale na hora de produzir protótipos visuais eficientes, que podem ser produzidos quase instantaneamente. Para usos como esses, é recomendado que o profissional avalie a sua carga de trabalho e opte por um dos planos pagos do Google IA.

Cabe ressaltar que, embora a ferramenta seja eficiente no que se propõe, não é capaz de substituir por completo o trabalho humano m tarefas que exigem sensibilidade artística, domínio técnico e discernimento profissional como edição fotográfica profissional, direção de arte ou qualquer processo que envolva interpretação subjetiva. Por fim, o modelo não resolve questões relacionadas à originalidade, autoria e reposição de direitos autorais.

Veja também: MELHORES DO ANO 2025: confira o melhor CELULAR, TV, AIR FRYER e mais vencedores!

 confira o melhor CELULAR, TV, AIR FRYER e mais vencedores!

MELHORES DO ANO 2025: confira o melhor CELULAR, TV, AIR FRYER e mais vencedores!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro