Travamentos e lentidão com o notebook são problemas que acabam sendo bem comuns, e em muitos casos, podem sinalizar que talvez esteja na hora de realizar um upgrade em seu sistema ou mesmo, considerar investir em um novo equipamento. O processador (CPU) e a memória RAM, são alguns dos componentes que podem indicar que seu notebook precisa de algum tipo de intervenção, sendo componentes fundamentais para uma boa experiência com seu laptop.
Enquanto a adição de mais módulos de RAM é um procedimento simples que pode ajudar bastante no desempenho de seu notebook, para CPU a solução pode não ser tão simples, mas ainda assim há o que possa ser feito para amenizar os problemas. A seguir, o TechTudo apresenta mais informações sobre o que você pode fazer para solucionar travamentos e lentidão com seu laptop.
Desmontar o notebook para trocar componentes e limpeza não é má ideia se você souber o que está fazendo — Foto: Filipe Garrett/TechTudo - O que faz a CPU e a RAM? O processador ou CPU é responsável por ler todas as instruções. Já a memória RAM é um tipo de memória que armazena dados por um prazo curto;
- Como descobrir o que está travando o notebook? O uso elevado de CPU e de RAM pode ser o motivo. Quando o ambos são levados ao limite podem acontecer lentidões e travamentos;
- Quais são os sintomas de problemas com a memória RAM? Telas azuis e mensagens de erro são sintomas que podem acontecer ao ter algum problema com a RAM;
- Quais são os sintomas de uma CPU com defeito? Execuções travarem ou serem encerradas subitamente;
- O que fazer para solucionar o problema? Em problemas com o CPU, talvez seja necessário investir em um novo equipamento. Já para a RAM, a adição de mais módulos de memória pode resolver.
A CPU é o componente mais importante em um PC ou laptop, funcionando como uma espécie de cérebro dos dispositivos. O processador ou unidade central de processamento (CPU) é responsável por ler todas as instruções e realizar os cálculos para controlar todas as funções do sistema. Desse modo, quanto mais rápido e potente o processador, mais desempenho seu laptop pode oferecer.
Já a memória RAM, que vem de Random Acess Memory (Memória de Acesso Aleatório), é um tipo de memória que armazena dados por um prazo curto, sendo responsável por carregar os dados de aplicações em execução, por exemplo. Ao abrir um programa, os dados armazenados no HD ou SSD são levados para a memória RAM, que é muito mais rápida. Desse modo, a RAM funciona como uma intermediária entre o processador e seu HD ou SSD, funcionando como uma bancada de trabalho que armazena os dados que estão sendo utilizados no momento. Assim, quanto mais RAM o sistema tem, mais aplicações podem ser abertas ao mesmo tempo.
Como descobrir o que está travando o notebook?
Existem dois problemas muito comuns que podem fazer com que seu sistema fique lento: o uso elevado de CPU e de RAM. Quando o processador é levado ao limite, você pode acabar tendo lentidão e travamentos. Do mesmo modo, quando há uma falta de RAM no sistema, programas podem apresentar falhas e travamentos como aquelas mensagens “este programa parou de responder”.
No Windows 11 da Microsoft, que é o sistema operacional mais utilizado, podemos encontrar ferramentas como o Gerenciador de Tarefas, que possibilita a visualização em tempo real do uso de CPU, GPU, armazenamento, RAM , rede e muito mais. A ferramenta também apresenta informações de quais aplicações têm exigido mais do sistema, permitindo que você encontre quais podem ser os principais vilões para os travamentos de seu notebook.
Veja quais itens estão consumindo mais memória no Gerenciador de Tarefas — Foto: Reprodução/Barbara Mannara Você pode acessar o Gerenciador de Tarefas pressionando a combinação de teclas Ctrl+Alt+Del, e em seguida, selecionar o Gerenciador no menu aberto.
Quais são os sintomas de problemas com a memória RAM?
Problemas na memória RAM podem fazer notebook apitar — Foto: Filipe Garrett/TechTudo Um dos sintomas que podem acontecer ao ter algum problema com a RAM são as temidas telas azuis que, de modo geral, indicam que há algum problema com o hardware de seu dispositivo. Além disso, outro indício de que você pode ter problemas com a RAM são as mensagens de que “esta aplicação parou de responder”, o que você pode acompanhar por meio do gerenciador de tarefas.
Tanto para o processador (CPU) quanto para RAM, o ideal é que o uso não fique tão próximo aos 100%. Assim, quanto menor o uso dos componentes, maior a margem de desempenho. Se seu uso de RAM e processador, ou mesmo de disco, estão muito próximos aos 100%, provavelmente você vai perceber travamentos e lentidão no sistema.
Quais são os sintomas de uma CPU com defeito?
Quando o processador apresenta problemas, um dos sinais são os travamentos, que fazem o sistema simplesmente congelar e, em alguns casos, também exiba uma tela azul no sistema Windows.
É importante observar que a lentidão para abrir um programa, não necessariamente indica um problema com o desempenho do processador. O mais comum de acontecer quando o processador está sobrecarregado é as aplicações em execução travarem, demorarem para responder ou serem encerradas subitamente. Assim como acontece com a RAM, o ideal é que o uso de processador não fique próximo aos 100%, o que evidencia que o componente está sendo muito exigido.
O que fazer para solucionar o problema?
É importante escolher bem o processador do seu notebook: você não poderá trocá-lo por uma CPU mais rápida — Foto: Filipe Garrett/TechTudo Na grande maioria dos laptops, não é possível substituir o processador quando o mesmo já não atende as exigências do usuário. Assim, caso esteja tendo problemas de uso de processador, vai ter que considerar investir em um novo laptop ou entender se existem aplicações menos exigentes que as que você utiliza atualmente.
Se você tem tido problemas com a RAM, principalmente com falta de RAM ou uso excessivo do volume instalado, boa parte dos notebooks do mercado oferecem a possibilidade de adição de mais módulos de memória, o que é um procedimento relativamente simples e barato.
No entanto, alguns modelos modernos são oferecidos com um tipo de memória RAM soldada à placa-mãe. Desse modo, caso você precise de mais RAM, também vai ter que considerar trocar o notebook. Portanto, ao escolher um novo equipamento, vale considerar essa opção.
🎥 Galaxy Book4 Pro: veja Hands-On do notebook Samsung com IA
Galaxy Book4 Pro: veja Hands-On do notebook Samsung com IA

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
7 meses atrás
40
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/B/j/39J1YASE2NZA0ILlrJ2w/red-dead-redemption-ps5-xbox-series-x-s-switch-2.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/Y/T/3g6wJsTeA4cvP414DMHA/img-8332-1-.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/u/o/kheIjPROupjjQIC8U8WQ/galaxy-a56-7.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/G/m/v83wDtRvWlGirXAR02Dg/mv5bytkwmde5odetmtvjyi00zdzhlwe2owetnzu1nmuzndq5mzjkxkeyxkfqcgc-.-v1-.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro