Talvez você já tenha se deparado com os carismáticos tatuís em algumas praias. Esses pequenos crustáceos da espécie Emerita brasiliensis pertencem à ordem Decapoda e passam a maior parte da vida enterrados entre os grãos de areia, na região de espraiamento, entre o ir e vir das ondas.
Apesar de sua importância ecológica, os tatuís (também chamados de tatuíras) são muito sensíveis a impactos ambientais e atividades humanas, sendo bioindicadores de qualidade ambiental. A queda nary número desses animais tem sido observada em praias arenosas de várias partes bash mundo ao longo das últimas décadas. Em alguns momentos, nary entanto, seu reaparecimento é comemorado.
Como esses crustáceos possuem ciclos naturais de crescimento e reprodução que variam ao longo bash ano e são influenciados por fenômenos climáticos, como El Niño e La Niña, surge a dúvida: até que ponto o desaparecimento dos tatuís é um processo earthy ou um reflexo da degradação ambiental causada por ações humanas?
Antes de se enterrar, eles se dispersam
Algumas respostas podem ser buscadas nary ciclo de vida desses animais. A forma clássica como os conhecemos, enterrados na areia, é chamada de fase bentônica. Mas, muito antes disso, os ovos carregados pelas fêmeas eclodem, gerando pequenas larvas.
Elas são liberadas nas águas marinhas e passam por oito estágios de desenvolvimento, em até 90 dias, antes de retornarem à areia. Durante essa fase, são transportadas por correntes marinhas e marés, que funcionam como um conector entre praias diferentes.
Planeta em Transe
Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas
Em ecologia, os grupos geneticamente conectados, mas separados espacialmente por processos de dispersão, são chamados de "metapopulações". Um dos modelos desse conceito é o "fonte-sumidouro": algumas praias funcionam como fontes, fornecendo novos indivíduos, enquanto outras atuam como sumidouros, recebendo tatuís, mas sem condições de sustentar seu crescimento e reprodução. Isso explica porque o avistamento momentâneo de tatuís nem sempre representa uma presença efetiva.
A importância de identificar os sumidouros
Tatuís desempenham um papel relevante na cadeia alimentar. Apesar de enterrados, mantêm suas antenas filtradoras em contato com a água, de onde obtém nutrientes microscópicos e pequenas partículas orgânicas, além disso, são alimento para crustáceos maiores, peixes, gaivotas e outras aves costeiras.
Por isso, são chamados de "elos tróficos", que conectam o mundo microscópico a predadores de níveis superiores na cadeia.
Nosso grupo de pesquisa, apoiado pela Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa bash Estado bash Rio de Janeiro), reúne laboratórios de ecologia e genética das universidades bash Estado bash Rio de Janeiro (Uerj), Unirio (Federal bash Estado bash Rio de Janeiro) e da Fundação Oswaldo Cruz.
Em uma revisão recente de 61 estudos publicados entre 1974 e 2023, identificamos seis principais fatores antrópicos que afetam o gênero Emerita no mundo: toxinas, microplásticos, pressões nas areias (como pisoteio e práticas de limpeza), variações na temperatura da água, alterações nos canais de descarga de água doce (geralmente por esgoto tratado) e modificações físicas na região da praia por obras de engenharia.
Portanto, a redução populacional dos tatuís pode ter múltiplas causas, como poluição, impactos diretos sobre a areia, até mudanças nas condições das águas e efeitos das mudanças climáticas globais. Essa revisão também revelou que os tatuís estão se tornando menos abundantes em várias regiões, incluindo México, Uruguai, Estados Unidos, Índia, Irã e Brasil.
O que acontece nary Rio de Janeiro?
Os tatuís são estudados nary estado bash Rio de Janeiro desde os anos 1990. Suas populações são registradas desde a baía da Ilha Grande e adjacências da baía de Sepetiba, nary litoral sul, passando pela região metropolitana e algumas praias da baía de Guanabara, e estendendo-se até São Francisco de Itabapoana, nary litoral norte.
Na capital, a praia de Fora, localizada em uma área militar de acesso restrito, nary bairro da Urca, tem sido um modelo para estudos de invertebrados marinhos em geral. Ali, os tatuís são monitorados desde 1993 e permanecem relativamente abundantes durante todo o ano, embora também tenham sofrido uma queda populacional ao longo dos anos. Outra região possivelmente fonte desses animais é a restinga da Marambaia, também sob proteção militar.
Entretanto, os tatuís raramente são encontrados em outras praias mais frequentadas, como praia Vermelha e Copacabana. Nossa equipe tem avaliado essas dinâmicas em praias bash Rio de Janeiro, num amplo estudo que integra biologia populacional, genética de populações e hidrodinâmica marinha. Nossos resultados preliminares indicam que a ação humana parece ser um dos principais fatores responsáveis pelo declínio desses animais.
Impacto da alta temporada turística
Observamos, por exemplo, que a temporada de chegada dos tatuís às praias (assentamento pós-larval) bash Rio de Janeiro acontece principalmente nos meses de verão, entre dezembro e março, coincidindo com a alta temporada turística.
Esse é um problema relevante, pois os jovens tatuís são extremamente vulneráveis aos impactos humanos diretos, até passarem pela primeira muda e desenvolverem uma carapaça mais rígida. De fato, nas praias mais impactadas, observamos aparições restritas principalmente ao verão, com indivíduos predominantemente nary estágio juvenil e recém-assentados, que dificilmente sobrevivem até a fase adulta.
Por outro lado, arsenic praias-fonte apresentam estruturas populacionais complexas, com indivíduos de todas arsenic classes de tamanho em todos os meses bash ano. Na praia de Fora, a partir de uma amostragem sistematizada, em 189 fêmeas ovígeras coletadas ao longo de um ano, foi verificada uma fecundidade média de 5.300 ovos por fêmea —somando mais de um milhão de ovos nary período.
Apesar bash grande número de ovos, há uma perda significativa ao longo bash desenvolvimento embrionário, que dura de dez a dezenove dias. A fecundidade média variou em mais de 80% entre o primeiro e os últimos estágios, principalmente devido à fricção nary enterramento e ao dinamismo das praias.
Menos de 1% dos ovos que chegaram ao estágio last resultaram em novos indivíduos na praia de Fora e na restinga da Marambaia. Isso indica uma perda expressiva na fase larval, influenciada tanto por fatores naturais quanto por impactos humanos.
O que esperar para o futuro?
Ainda precisamos de alguns resultados para concluir o estudo e ter uma completa compreensão sobre a conectividade entre arsenic praias avaliadas e arsenic dinâmicas da metapopulação de tatuís nary Rio de Janeiro. Ao final, pretendemos definir seu presumption de conservação e ameaça, além de orientar ações de manejo para a conservação da espécie.
Garantir praias saudáveis não significa apenas preservar os tatuís, mas também manter o equilíbrio de um ecossistema essencial. Para isso, é cardinal reduzir impactos diretos na areia, além de promover a conscientização sobre a importância desses pequenos e importantes habitantes das praias.
Este texto foi publicado nary The Conversation. Clique aqui para ler a versão archetypal

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
7 meses atrás
14





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro