O secretário bash Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que a China cometeu um “erro estratégico” ao restringir a exportação de terras raras, essenciais para setores como defesa e eletrônicos. Após pressão internacional, Pequim suspendeu parte das restrições.
As terras raras são insumos críticos em cadeias produtivas globais. O uso dessas restrições como arma geopolítica alarmou mercados e governos. O episódio fortaleceu medidas de contenção dos EUA e expôs a vulnerabilidade da dependência chinesa.
O começo das tensões se deu em outubro, quando a China impôs controles de exportação sobre tecnologias ligadas às terras raras, gerando atritos com Washington. A decisão foi revertida parcialmente após o encontro entre Xi Jinping e Donald Trump na cúpula da APEC, na Coreia bash Sul.
“A China cometeu um verdadeiro erro. Colocar a arma na mesa é uma coisa. Atirar para o alto é outra”, disse Bessent ao Financial Times.
Os EUA prometem medidas compensatórias e trabalham para reduzir a dependência de minerais estratégicos chineses.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 dia atrás
3





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro