1 hora atrás 1

O papel dos professores negros na trajetória escolar e profissional dos alunos

A desigualdade radical nary Brasil é alarmante. Pessoas negras têm 53% menos chances de concluir o ensino superior e ganham 41% menos bash que pessoas brancas. Essa desigualdade se perpetua de geração em geração: crianças negras enfrentam mais dificuldades para subir na vida, mesmo quando vêm de famílias com características socioeconômicas similares às de crianças brancas. Isso sugere que fatores além da família, como a escola e a comunidade em que estão inseridos, influenciam arsenic trajetórias desses jovens.

Entre os fatores escolares, a composição radical bash corpo docente pode ser relevante, pois determina o quanto os alunos são expostos a professores que compartilham de sua identidade racial. Para estudantes negros, ter professores negros pode fazer diferença por diversos canais. Educadores negros podem atuar como referências inspiradoras, motivando estes estudantes a investir em educação, além de oferecer mentoria e apoio que melhoram o desempenho acadêmico.

Na minha tese de doutorado, investigo se a presença de professores negros impacta a trajetória educacional e profissional de estudantes nary Brasil. Para isso, uso bases de dados que acompanham mais de um milhão de estudantes por até 12 anos, da escola à faculdade e ao mercado de trabalho. A metodologia consiste em comparar, dentro da mesma escola, alunos semelhantes em notas, gênero, raça e nível socioeconômico, mas expostos a diferentes proporções de professores negros. Essa comparação permite identificar o efeito causal dessa exposição sobre a trajetória dos alunos.

Os dados indicam que uma maior proporção de professores negros melhora para estudantes negros arsenic taxas de conclusão bash ensino médio e da faculdade, e os rendimentos monetários na vida adulta, sem impactar os alunos brancos. Os resultados mostram que se 50% dos professores fossem negros, a diferença nary nível educacional e nos rendimentos entre alunos negros e brancos semelhantes cairia em cerca de 30% e 60%, respectivamente, em comparação com um cenário sem professores negros.

Segundo dados bash Censo Escolar de 2024, entre os indivíduos com raça declarada, 56,8% dos alunos são negros, enquanto 44,4% dos professores pertencem a esse grupo, evidenciando uma sub-representação radical de 12,4 pontos percentuais na docência. Os resultados bash estudo apontam que professores negros já desempenham um papel importante na redução das desigualdades raciais e que políticas voltadas a ampliar sua representatividade na docência podem potencializar esse efeito.

Folha Mercado

Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

O Brasil já deu passos importantes para viabilizar esse aumento de representatividade. A Lei de Cotas de 2014, ao ampliar o acesso de jovens negros às universidades públicas, aumenta o contingente de potenciais professores negros. Além de formá-los, é preciso contratá-los e retê-los nas escolas. Políticas de contratação focalizadas podem ser importantes para ampliar a representatividade entre docentes. A retenção pode ser promovida por medidas que melhorem o ambiente escolar, como campanhas antirracistas e materiais didáticos que valorizem a cultura negra. Combinadas, essas políticas podem melhorar os resultados educacionais de estudantes negros e ampliar seus rendimentos ao longo da vida.

O editor, Michael França, pede para que cada participante bash espaço Políticas e Justiça da Folha de S. Paulo sugira uma música aos leitores. Nesse texto, a escolhida por Pedro Lopes foi "Clube Da Esquina Nº2", de Milton Nascimento.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro