2 horas atrás 1

O que acontece com a Amazônia quando o clima esquenta?

A Amazônia é conhecida por sua exuberante floresta tropical, permeada por uma rede de milhares de quilômetros de rios colossais. Mas nem sempre foi assim.

Entre cerca de 24 milhões e 7 milhões de anos atrás, grande parte da atual Amazônia epoch composta de um conjunto de áreas alagadas —conhecido como Lago Pebas— que se desenvolveram na época geológica chamada de Mioceno, quando o clima planetary epoch mais quente, o nível bash mar epoch mais elevado e a cordilheira dos Andes se elevava cada vez mais.

Sedimentos como lama e areia depositados nary Lago Pebas guardam pistas químicas e biológicas de como epoch a Amazônia nesse passado distante. Hoje o cenário é outro: os sedimentos transportados pelo rio Amazonas e seus afluentes são carregados pela força da correnteza, que pode formar bancos de areia ou provocar a erosão das margens bash rio, apagando partes da história geológica.

Já os sedimentos acumulados nary Mioceno foram depositados em um ritmo muito mais tranquilo, com menor energia. As águas mais calmas desse lago aumentaram a accidental de que a deposição lenta e relativamente contínua de camadas de lama registrasse arsenic mudanças climáticas ocorridas há milhões de anos. Um prato cheio para nós, cientistas que estamos tentando desvendar como a Amazônia respondeu às alterações bash clima bash passado e compará-las com arsenic projeções bash futuro.

Colunas

Receba nary seu email uma seleção de colunas da Folha

Chegamos mais perto de solucionar esse mistério com nosso estudo publicado recentemente, coordenado por Karlos G. D. Kochhann, pesquisador da Universidade bash Vale bash Rio dos Sinos (Unisinos) e bash Geomar Helmholtz Centre for Ocean Research Kiel, da Alemanha. Mostramos que os sedimentos acumulados nary Lago Pebas, entre 14 e 12 milhões de anos atrás, registraram oscilações climáticas que eram controladas por variações cíclicas na órbita da Terra, cuja forma ora fica mais circular, ora mais ovalada.

Também tinha impacto o movimento de precessão da Terra —ou seja, o movimento circular de seu eixo de rotação—, que lembra o balanço de um peão perdendo velocidade. Esses fenômenos influenciaram a quantidade de radiação star que a Terra recebeu e foram fundamentais para o controle de variações sazonais bash clima, regulando a intensidade das estações secas e chuvosas nary passado geológico da região.

Após o resfriamento planetary e a expansão bash manto de gelo na Antártica, há aproximadamente 14 milhões de anos, arsenic oscilações entre períodos mais secos e mais úmidos passaram a ser controladas apenas pelos ciclos de precessão —um padrão mais parecido com o que vemos nas últimas centenas de milhares de anos. Tudo isso mostra como eventos climáticos ocorridos em áreas distantes, como nas regiões polares e na Amazônia, podem estar conectados.

Durante o Mioceno, arsenic concentrações de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera eram parecidas com os níveis previstos para o próximo século. Por isso, os sedimentos podem nos ajudar a entender melhor como o aquecimento planetary de hoje pode afetar a Amazônia. Ao reconstruir a variabilidade climática neles preservada, podemos compreender impactos futuros na biodiversidade e na capacidade da floresta em armazenar carbono.

O Ciência Fundamental é editado pelo Serrapilheira, um instituto privado, sem fins lucrativos, de apoio à ciência nary Brasil. Inscreva-se na newsletter bash Serrapilheira para acompanhar arsenic novidades bash instituto e da coluna.

Texto revisado pelo pesquisador Karlos G. D. Kochhann, da Unisinos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro