7 meses atrás 14

O que é 'bug do milênio' e por que ainda assombra bancos e instituições

O “bug do milênio” Y2K, abreviação para "years 2000" ou anos 2000, foi um problema que ocorreu no fim de 1999 e no início dos anos 2000. Basicamente, na época, houve um medo global de que diversos sistemas, incluindo bancários, de telefonia, transporte, energia, entre outros, seriam interrompidos em todo o mundo devido a uma pane generalizada. A teoria também ficou conhecida como "problema do ano 2000", e destacava que máquinas de todo o planeta seriam incapazes de compreender a mudança de 31 de dezembro de 1999 para 1º de janeiro de 2000.

Com isso, o “bug do milênio” iria gerar problemas de armazenamento de registros no novo ano, já que os sistemas mais antigos registravam o ano com dois dígitos, portanto, na virada para 2000, eles mostrariam "00", que poderia ser interpretado como 1900. Mesmo após 25 anos, esse tipo de falha ainda é capaz de prejudicar sistemas bancários até hoje. Para entender mais detalhes sobre o assunto, continue lendo esta matéria nas linhas abaixo.

 Divulgação/Freepik Relembre o que foi o bug do milênio nos anos 2000 — Foto: Divulgação/Freepik

1. O que foi o bug do milênio (Y2K)?

O bug do milênio (Y2K), também chamado de "problema do ano 2000", ganhou força no fim de 1999. Na ocasião, surgiu uma teoria de que os sistemas de bancos, telefonia, transporte, energia e outros setores iriam passar por uma falha geral, responsável por afetar operações e o armazenamento de registros. Na teoria, isso iria ocorrer porque as máquinas seriam incapazes de compreender a virada de 31 de dezembro de 1999 para 1º de janeiro de 2000.

A teoria acabou se tornando um problema real, visto que os sistemas mais antigos usavam somente dois dígitos para indicar um ano, visando economizar espaço de armazenamento. Sendo assim, enquanto 1999 era "99", o ano 2000 seria apenas "00", que poderia ser confundido com o ano 1900 e gerar um bug. Por isso, empresas e governos trabalharam para atualizar os sistemas antes da virada e evitar a possível falha. Dessa forma, quando a virada do milênio ocorreu, sistemas de todo o planeta tiveram somente erros pontuais e a possível interrupção global foi evitada.

 Reprodução/Unsplash Sistemas de telefonia poderiam sofrer impactos no bug do milênio nos anos 2000 — Foto: Reprodução/Unsplash

Veja um resumão do que foi o bug do milênio (Y2K):

  • Em 1999, havia temor global de que sistemas de computador falhariam ao virar para o ano 2000.
  • Isso porque muitos softwares usavam apenas dois dígitos para representar o ano (ex: "99" em vez de "1999").
  • A mudança para "00" poderia ser interpretada como 1900, causando erros em cálculos, datas e registros.
  • Setores críticos como bancos, transportes, saúde e governo investiram bilhões em correções.
  • O impacto final foi pequeno, graças à grande mobilização preventiva.

2. Ainda existem riscos semelhantes em 2025?

Sim, panes globais podem ocorrer novamente, mesmo que tenham passado 25 anos desde o bug do milênio. Um exemplo recente foi o "apagão cibernético" mundial ocorrido em 2024 devido a uma falha de atualização da empresa de segurança CrowdStrike, que presta serviços para diversas companhias, incluindo a Microsoft. Na ocasião, o erro afetou o Windows, que apresentou a tela azul para os usuários, além de impactar aeroportos, canais de TV, hospitais, entre outros serviços. No Brasil, aplicativos de bancos como Bradesco, Banco Next, Banco Pan e Neon ficaram instáveis.

Vale destacar que o setor bancário também pode passar por bugs semelhantes, especialmente devido ao uso de sistemas antigos até hoje. É o que acontece com o programa que gera os números dos boletos bancários emitidos no Brasil, pois ele inclui quatro dígitos que se referem à quantidade de dias passados desde 7 de outubro de 1997 até a data de vencimento do boleto. Então, o prazo de validade desse sistema foi até o dia 22 de fevereiro de 2025, quando todas as empresas donas de softwares que geram boletos precisaram fazer uma atualização.

 Flightradar24/Divulgação Apagão cibernético da CrowdStrike gerou caos no serviço de avião dos Estados Unidos — Foto: Flightradar24/Divulgação

Afinal, no dia 21 de fevereiro de 2025, tinham passado 9.999 dias desde 7 de outubro de 1997. Portanto, como o dia 22 de fevereiro contaria 10 mil dias (cinco dígitos), isso iria ultrapassar o limite de quatro dígitos do sistema. Por isso, a Febraban determinou que o fator de vencimento fosse reiniciado para “1000” e seguisse com a contagem diária, para que possam ser emitidos até o dia 13 de outubro de 2049. Caso o sistema não tivesse sido alterado, os boletos seriam emitidos de modo errado, gerando diversos problemas.

3. O que é o "novo bug do milênio" (Y2K38)?

É possível ocorrer um novo bug do milênio no dia 19 de janeiro de 2038, às 3h14min07s (no padrão UTC, três horas à frente do horário de Brasília). A falha também é chamada de "Y2K38" (year 2038 ou ano 2038) e está relacionada ao padrão de hora utilizado por sistemas Unix, que somam a quantidade de segundos passados desde a 00h do dia 1º de janeiro de 1970. Esse padrão faz com que seja mais fácil para pessoas e sistemas em diferentes regiões do planeta se referirem ao mesmo momento, sem considerar o fuso horário.

 Divulgação Computadores de 32 bits podem sofrer com o bug do milênio — Foto: Divulgação

Em resumo, o que poderá causar o novo bug do milênio (Y2K38) é que, em 19 de janeiro de 2038, determinadas máquinas antigas podem mostrar a data como 1970. Isso pode ocorrer, pois os computadores usam números binários, compostos apenas por 0 e 1.

Com isso, as máquinas mais antigas, de 32 bits, mostram sequências de até 32 números 0 e 1, possibilitando representar cerca de 2 bilhões de segundos. Mas, como o padrão Unix começa em 1970, os sistemas de 32 bits podem registrar datas apenas até o ano de 2038. Vale ressaltar, porém, que os sistemas recentes já costumam ter o padrão de 64 bits, com uma capacidade maior para registrar datas.

Veja um resumão do que pode ser o "novo bug do milênio" (Y2K38):

  • Conhecido como Y2K38, é um problema semelhante ao do bug do milênio, previsto para ocorrer em 19 de janeiro de 2038.
  • Pode atingir sistemas que usam contagem de segundos iniciada em 1970 (padrão Unix de 32 bits).
  • Esses sistemas podem “estourar” o limite de tempo e passar a contar datas erradas ou travar completamente.
  • Pode afetar principalmente sistemas legados, ainda usados por bancos, governos e infraestrutura crítica.
  • Muitos bancos e instituições ainda operam com sistemas antigos (ex: mainframes em COBOL), difíceis e caros de atualizar.
  • Há risco de paralisações, falhas de processamento e vulnerabilidades de segurança.
  • Como em 1999, o perigo está na falta de preparo antecipado.

Veja também: Como tirar print de tela do PC ou notebook? Confira todas as formas

Como tirar print de tela do PC ou notebook? Confira todas as formas

Como tirar print de tela do PC ou notebook? Confira todas as formas

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro