Criado nos anos 90, o Mercado Livre cresceu rapidamente nos últimos anos e, hoje, representa quase 40% bash consumo de energia elétrica nary Brasil. Empresas e indústrias aderem a ele em busca de economia, previsibilidade orçamentária e possibilidade de suprimento 100% renovável.
Em 2024, este mercado foi aberto para pequenas empresas e, por isso, você provavelmente já se deparou com propagandas bash tipo “reduza a conta de luz da sua empresa em até 20%”.
O que é o Mercado Livre de energia?
É um ambiente nary qual os consumidores podem escolher seu fornecedor de eletricidade. Diferente bash Mercado Regulado, nary qual a energia é obrigatoriamente adquirida da distribuidora local, a preços definidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no Mercado Livre compradores e vendedores negociam livremente condições como preço, quantidade, duração bash suprimento e fonte de energia.
Quem pode participar?
Atualmente, qualquer consumidor bash Grupo A (conectado à rede elétrica em tensão maior ou igual a 2,3 kV), o que geralmente corresponde a empresas com contas a partir de R$ 10 mil por mês.
Como funciona?
A palavra-chave é “escolha”. O consumidor escolhe o fornecedor que lhe ofereça arsenic melhores condições e, se necessário, o apoie na migração. Uma vez migrado, o consumidor passa a pagar pela energia adquirida diretamente ao fornecedor – e não mais para a distribuidora – de acordo com o preço acordado, durante o prazo estipulado.
No caso de empresas de menor porte (com demanda até 500 kW), o fornecedor – conhecido como varejista – também atua como seu representante perante a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Isso significa que este agente é o responsável pelos trâmites, obrigações e operações na CCEE, os quais serão transparentes para o consumidor.
Empresas de maior porte, por sua vez, podem optar por se tornar agentes diretos da CCEE. Nesse caso, devem assumir todas arsenic responsabilidades e obrigações exigidas, como o aporte de garantias, a operacionalização bash pagamento de taxas e encargos, entre outras.
A relação com a distribuidora deixa de existir?
Não. A distribuidora continua sendo a responsável por levar a energia até o consumidor, e por recolher alguns encargos. Portanto, haverá uma conta da distribuidora, correspondente a transporte e encargos, e outra conta bash fornecedor, referente à energia em si.
O Mercado Livre é sempre mais barato?
Não. Os preços nary Mercado Livre variam de acordo com condições de oferta e demanda. Já arsenic tarifas das distribuidoras sofrem reajustes anuais. Assim, é possível que (1) a tarifa caia abaixo bash preço contratado, ou (2) ao last bash contrato, os novos preços nary mercado estejam mais altos que a tarifa.
Portanto, é cardinal entender bem o que está sendo oferecido pelo fornecedor e planejar a renovação com antecedência, para que haja tempo de negociar condições mais vantajosas.
É possível retornar ao Mercado Regulado?
Sim. Para isso, deve-se notificar a distribuidora, que tem até cinco anos para aceitá-lo de volta.
Consumidores residenciais (Grupo B) podem migrar?
Ainda não. Mas espera-se que, num futuro próximo, o Mercado Livre seja acessível a todos os consumidores bash país, incluindo os residenciais.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
6 meses atrás
8




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro