9 meses atrás 20

O que é live action? Veja significado, filmes e séries do tipo

Os live-actions têm se tornado cada vez mais populares, principalmente com o investimento de streamings como Disney+ e Netflix. As versões com atores reais dos desenhos queridinhos do público também conquistam quem assiste, e não à toa as plataformas estão aderindo essas produções aos seus catálogos. Desenhos clássicos como Scooby Doo (1969) e romances de princesas como A Bela e a Fera (1991) receberam seus próprios filmes em live-action, mas as produtoras também estão se aventurando em séries, como o caso de One Piece: A Série (2023).

Pensando em quem não conhece muito do mundo dos live-action, mas quer entender mais e conhecer algumas produções, o TechTudo preparou uma lista com algumas para não deixar de conferir, além de explicar um pouco mais o que são os live-action para você ficar por dentro de tudo. A seguir, confira o texto completo.

 Divulgação/Disney Halle Bailey interpreta a princesa Ariel o live-action de A Pequena Sereia — Foto: Divulgação/Disney

Na lista elaborada pelo TechTudo, você vai encontrar:

  1. O que é live-action e o que significa?
  2. Diferença entre live-action e animações
  3. Exemplos de filmes em live-action
  4. Exemplos de séries em live-action
  5. Onde assistir aos filmes e séries em live action?
  6. Quais animes tem live-action?
  7. Quais desenhos da Disney têm live-action?

1. O que é live-action e o que significa?

Live-action é um termo em inglês usado, principalmente, para se referir a produções que envolvem a participação de atores reais, não animados. Apesar de muitos filmes serem assim, nem todos são classificados como live-action, pois o termo é mais usado quando estamos falando de filmes ou séries que anteriormente foram animadas, como os filmes clássicos da Disney ou uma animação japonesa, por exemplo.

 Reprodução/IMDb Gal Gadot interpreta Malévola, vilã do filme A Bela Adormecida (1959), em live-action — Foto: Reprodução/IMDb

2. Diferença entre live-action e animações

Live-action são obras que são produções que trazem atores reais, em ambientes físicos, enquanto as animações usam mais da imaginação, criação de mundos, uso de computação gráfica. Além disso, os live-action usam locações para gravação, câmeras e todo um time para a captação da imagem, enquanto as animações usam um processo de tela a tela e os artistas fazem os personagens e as cenas a partir de softwares especializados.

 Reprodução/IMDb. Editado por Mariana Castro Os live-actions usam atores reais para interpretar personagens de animações, como no de A Branca de Neve, em que a princesa é interpretada pela atriz Rachel Zegler (Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes) — Foto: Reprodução/IMDb. Editado por Mariana Castro

3. Exemplos de filmes em live-action

Desenho muito popular da década de 1990, Scooby Doo recebeu um live-action em 2002, com direção de Raja Gosnell (Esqueceram de Mim 3). A turma da Mistérios S.A ficou eternizada nas telinhas por Matthew Lillard (Pânico), Sarah Michelle Gellar (Buffy, a Caça-Vampiros), Freddie Prinze Jr. (Ela é Demais) e Linda Cardellini (Disque Amiga Para Matar). A trama do filme gira em torno de um mistério em um parque mal-assombrado.

 Reprodução/IMDb Matthew Lillard como Salsicha ao lado de Scooby Doo — Foto: Reprodução/IMDb

3.2 Sonic: O Filme (2020)

Baseado na franquia de jogos Sonic the Hedgehog, da produtora Sega, o filme acompanha o porco-espinho Sonic tentando escapar do maligno Dr. Robotnik após ser teletransportado para a Terra. O longa trouxe em seu elenco nomes conhecidos como o ator Jim Carrey (O Show de Truman), James Marsden (Encantada) e Ben Schwartz (Depois da Festa), com direção de Jeff Fowler.

 Reprodução/IMDb Sonic: O Filme traz uma visão diferente do personagem clássico dos videogames — Foto: Reprodução/IMDb

Speed Racer é um mangá escrito por Tatsuo Yoshida, que recebeu um anime nas décadas de 1960 e 1990. Em 2008, foi produzido um live-action com Emile Hirsch (Show de Vizinha), Christina Ricci (A Família Addams) e Matthew Fox (Lost). O enredo acompanha Speed tentando combater uma rede de corrupção dos patrocinadores das corridas.

 Reprodução/IMDb Colorido e cheio de efeitos especiais, o live-action de Speed Racer é baseado na obra japonesa — Foto: Reprodução/IMDb

Para salvar seu pai doente, uma jovem se disfarça de homem para servir no exército imperial e lutar contra invasores que ameaçam a China. O live-action de Mulan é baseado na animação de 1998 da Disney, e tem direção de Niki Caro (A Mãe). No elenco, o longa traz Liu Yifei (O Conto da Rosa), Jason Scott Lee (Lilo & Stitch), Donnie Yen (O Grande Mestre) e Jet Li (Mercenários).

 Reprodução/Rotten Tomatoes O live-action de Mulan foi um dos mais aguardados dos fãs das animações da Disney — Foto: Reprodução/Rotten Tomatoes

Um dos primeiros live-action originais da Netflix, Death Note é uma adaptação do mangá da dupla Tsugumi Ohba e Takeshi Obata. A trama gira em torno de Light Turner (Light Yagami no original), que após encontrar um caderno que lhe permite matar quem tem o nome escrito nele, passa a usá-lo para fazer a justiça à sua própria maneira. O filme foi dirigido por Adam Wingard (Godzilla vs. Kong) e tem no elenco Nat Wolff (Cidades de Papel), Lakeith Stanfield (Atlanta), Willem Dafoe (Nosferatu) e Margaret Qualley (A Substância).

 Divulgação/Netflix Natt Wolf como Light Turner e Lakeith Stanfield como L no live-action de Death Note — Foto: Divulgação/Netflix

4. Exemplos de séries em live-action

4.1 One Piece: A Série (2023)

Baseado no fenômeno de Eiichiro Oda, o enredo de One Piece gira em torno de Monkey D. Luffy, um jovem que reúne sua própria tripulação para realizar seu sonho de ser o Rei dos Piratas. A série é original da Netflix e traz Iñaki Godoy (Imperfeitos), Mackenyu Arata (Os Cavaleiros do Zodíaco), Emily Rudd (Rua do Medo), Jacob Gibson (The Resident) e Taz Skylar (Gassed Up) como o bando do Chapéu de Palha.

 Reprodução/IMDb O live-action de One Piece foi bem recebido pelo público e já teve sua segunda temporada gravada — Foto: Reprodução/IMDb

Também original da Netflix, o live-action de Cowboy Bebop é baseado na animação produzida por Shinichiro Watanabe, e acompanha a jornada no sistema solar dos caçadores de recompensas Spike, Jet e Faye. A série é protagonizada pelos atores John Cho (Buscando…), Daniella Pineda (Alerta Máximo) e Mustafa Shakir (Amor Bandido).

 Divulgação/Netflix Cowboy Bebop da Netflix é baseado na animação de Shinichiro Watanabe — Foto: Divulgação/Netflix

Um grupo de jovens super-heróis, sob o nome Titãs, lutam contra o crime em cidades como Detroit e São Francisco. A série é baseada na equipe dos Novos Titãs, dos quadrinhos da DC Comics, que também já recebeu adaptações animadas. O elenco tem nomes como Brenton Thwaites (O Doador de Memórias), Teagan Croft (Destemida), Anna Diop (Nanny) e Ryan Potter (Operação Big Hero).

 Reprodução/IMDb Titãs tem quatro temporadas disponíveis na Netflix — Foto: Reprodução/IMDb

4.4 Avatar: O Último Mestre do Ar (2024)

Adaptação da animação de 2005, a trama acompanha Aang, o último Mestre do Ar, que junto de seus companheiros Katara e Sokka, tenta impedir que a Nação do Fogo domine o mundo. A produção tem no elenco nomes como Gordon Cormier (The Stand), Kiawentiio (Anne with an E), Ian Ousley (13 Reasons Why) e Dallas Liu (Tekken: O Rei do Punho de Ferro).

 Divulgação/Netflix O Último Mestre do Ar é uma adaptação do desenhor Avatar: A Lenda de Aang (2005) — Foto: Divulgação/Netflix

4.5 Fate: A Saga Winx (2021)

Um grupo de seis jovens fadas são enviadas à Alfea, uma escola em um mundo fantástico, para aprenderem a controlar seus poderes. Baseado no desenho de sucesso da Nickelodeon, Fate: A Saga Winx é uma série live-action da Netflix e tem no elenco nomes como Abigail Cowen (Amor de Redenção), Elisha Applebaum (Queenie) e Hannah van der Westhuysen (Day Six).

 Divulgação/IMDb Fate: A Saga Winx é uma adaptação do desenho O Clube das Winx (2004) — Foto: Divulgação/IMDb

5. Onde assistir aos filmes e séries em live action?

Os live-actions estão cada vez mais populares e por isso tem sido cada vez mais fácil encontrá-los nos streamings. Inclusive, alguns serviços como Netflix e Disney+ têm investido fortemente nas produções de obras nesse estilo, adaptando animações populares e queridas pelo público, das mais clássicas às mais atuais.

 Reprodução/IMDb Emma Stone deu a vida à Cruella em filme que conta a história da vilã — Foto: Reprodução/IMDb

6. Quais animes tem live-action?

Para os fãs de animes, os live-actions não são novidades, já que há anos o Japão tem investido não só em filmes, mas também em séries que adaptam obras populares. Das mais clássicas como Os Cavaleiros do Zodíaco (2023), Samurai X (2012) e Dragon Ball (2009), outros mais recentes também ganharam suas versões com atores reais como os romances Kimi ni Todoke (2023) e Boys Over Flowers (2009), o suspense Erased (2017), e produções que misturam ação e drama como Tokyo Ghoul (2017), Attack on Titan (2015) e Tokyo Revengers (2021).

 Reprodução/IMDb O k-drama Boys Over Flowers é baseado no anime e mangá Hana Yori Dango — Foto: Reprodução/IMDb

7. Quais desenhos da Disney têm live-action?

A Disney também é conhecida pela sua longa lista de live-actions e todas estão disponíveis no Disney+. Em 1994, foi dada a largada nas produções com o longa Mogli - O Menino Lobo, adaptação da animação de 1967, que acompanha um menino adotado por uma família de lobos e vive na selva. Já em 2010, foi lançado o de Alice no País das Maravilhas, baseado na animação de 1951, que adapta a obra de Lewis Carrol.

De lá para cá, várias outras animações queridinhas do público receberam suas versões em live-action, contando com estrelas do cinema como Emma Watson (Harry Potter), Emma Stone (Pobres Criaturas), Gal Gadot (Mulher-Maravilha) e Johnny Depp (Piratas do Caribe). A Disney tem investido em diferentes live-actions, desde os filmes de princesas como A Bela e a Fera (2017), Cinderela (2015), A Pequena Sereia (2023), Aladdin (2019) e o mais recente A Branca de Neve (2024), às vilãs como Cruella (2021) e Malévola (2014). Outras produções de personagens icônicos foram adaptadas: Dumbo (2019), Pinóquio (2022) e O Rei Leão (2019). O próximo live-action da fila é o do desenho Lilo & Stitch (2002), que chega aos cinemas ainda em 2025.

 Reprodução/IMDb Emma Watson como Bela no live-action do clássico A Bela e a Fera — Foto: Reprodução/IMDb

🎥Como mudar o plano da Netflix

Como mudar o plano da Netflix

Como mudar o plano da Netflix

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro