
Crédito, Reuters
Há 5 minutos
Embora o vilarejo tenha sido evacuado há alguns dias devido ao receio de que a geleira Birch estivesse se desintegrando, uma pessoa está desaparecida. Muitas casas foram completamente soterradas.
O prefeito de Blatten, Matthias Bellwald, declarou que "o inimaginável aconteceu", mas disse que o vilarejo ainda tem futuro.
As autoridades locais solicitaram apoio da unidade de socorro do exército suíço. Membros do governo estavam a caminho do local.
Os 300 moradores da vila tiveram que abandonar suas casas em 19 de maio, depois que geólogos que monitoravam a área alertaram que a geleira parecia instável. Agora, muitos deles talvez nunca mais consigam retornar às suas casas.
Em meio a lágrimas, Bellwald declarou: "Perdemos nosso vilarejo, mas não nosso coração. Vamos nos apoiar e nos confortar mutuamente. Depois de uma longa noite, o amanhecer voltará."

Crédito, EPA
O governo suíço já prometeu financiamento para garantir que os moradores possam permanecer pelo menos na região do vilarejo.
Mas o diretor do escritório regional de Riscos Naturais, Raphaël Mayoraz, alertou que novas evacuações podem ser necessárias nas áreas próximas a Blatten.
As mudanças climáticas estão fazendo com que as geleiras derretam cada vez mais rápido. O permafrost — uma espécie de "cola" que mantém altas montanhas unidas — também está derretendo.

Crédito, EPA
Deslizamento
Imagens de drones mostraram o colapso de uma grande parte da Geleira Birch por volta das 15h30 da tarde do horário local na quarta-feira (28/5). O deslizamento de terra que varreu Blatten provocou um estrondo ensurdecedor, deixando uma enorme nuvem de poeira.
Glaciologistas que monitoram o derretimento do gelo vêm alertando há anos que algumas cidades alpinas podem estar em risco. E Blatten não foi o primeiro vilarejo a ser evacuado.
No leste da Suíça, moradores da vila de Brienz foram evacuados há dois anos porque a encosta da montanha estava se desintegrando.
Desde então, eles só foram autorizados a retornar por curtos períodos.
Em 2017, oito excursionistas morreram e muitas casas foram destruídas quando o maior deslizamento de terra em mais de um século ocorreu perto da vila de Bondo.
O relatório mais recente sobre o estado das geleiras da Suíça sugeriu que elas poderiam desaparecer completamente dentro de um século se as temperaturas globais não forem mantidas dentro de um limite de 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, conforme acordado há dez anos por quase 200 países no Acordo Climático de Paris.
Muitos climatologistas sugerem que essa meta já foi descumprida, o que significa que o derretimento glacial continuará se acelerando, aumentando o risco de inundações e deslizamentos de terra e ameaçando mais comunidades como Blatten.

Crédito, EPA

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
5 meses atrás
19






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro