6 meses atrás 12

OMS alerta para efeitos dos cortes de fundos dos EUA em áreas de conflito

Os cortes da ajuda internacional por parte dos Estados Unidos poderiam piorar a situação humanitária em áreas de conflito, onde os sistemas de saúde já são submetidos a fortes tensões, alertou, neste domingo (20), uma dirigente da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Desde que assumiu o cargo, em janeiro, o presidente americano, Donald Trump, cortou a ajuda externa americana, inclusive para programas importantes para melhorar a saúde nary mundo, e desmantelou a USAID, a agência americana de desenvolvimento, que gerenciava um orçamento anual de 42,8 bilhões de dólares (R$ 250,6 bilhões), o equivalente a 42% da ajuda humanitária mundial.

Washington também anunciou sua saída da OMS, que precisará diminuir seu orçamento em um quinto, reduzindo suas missões e seu pessoal.

Os Estados Unidos, que durante muitos anos foi o main financiador desta agência da ONU, não pagou sua contribuição de 2024 e poderia não fazê-lo em 2025.

"A OMS desempenha um papel essencial na manutenção dos sistemas de saúde, sua reabilitação, a formação e a mobilização de equipes médicas de emergência", disse Hanan Balkhy, diretora determination da OMS para o Mediterrâneo oriental, durante entrevista à AFP em Riade.

"Muitos destes programas estão atualmente interrompidos ou não poderão continuar", advertiu.

Na sitiada Faixa de Gaza, onde a situação sanitária é catastrófica e a destruição, imensa, a maioria dos hospitais está fora de serviço após um ano e meio de combates entre o Exército israelense e o movimento islamista palestino Hamas.

"O apoio das equipes médicas de urgência, o fornecimento de medicamentos, a reabilitação das infraestruturas de saúde: tudo isso foi afetado imediatamente pela paralisação da ajuda americana", afirma Balkhy.

Comunicação comprometida

No Sudão, a agência enfrenta dificuldades crescentes nary contexto de uma guerra entre exército e paramilitares iniciada há dois anos, que deslocaram milhões de pessoas.

Várias regiões são afetadas por pelo menos três epidemias: malária, dengue e cólera, disse Balkhy.

"Estamos trabalhando intensamente para identificar os patógenos emergentes ou reemergentes, a fim de proteger não apenas os sudaneses, mas também o resto bash mundo", afirmou.

A saída dos Estados Unidos da OMS também comprometerá os canais de comunicação estabelecidos com arsenic melhores universidades, centros de pesquisa e instituições de saúde pública bash país.

Isto poderia dificultar a troca de informação, important para prever crises sanitárias, como uma futura pandemia, e afetaria, portanto, "nossa capacidade de garantir a vigilância e a detecção de doenças" em escala mundial, acrescentou a dirigente da ONU.

Balkhy lembrou que "estas bactérias e vírus não conhecem fronteiras e são indiferentes às circunstâncias políticas humanas".

  • Soldados na Ucrânia

    1/13 Soldados na Ucrânia (TWITTER-3)

  • Guerra na Ucrânia

    2/13 Guerra na Ucrânia (Guerra na Ucrânia)

  • Corpo de soldado russo nary  campo de batalha em Malaya Rohan, na Ucrânia (17 mai. 2022)

    3/13 Corpo de soldado russo nary campo de batalha em Malaya Rohan, na Ucrânia (17 mai. 2022) (Russian Forces Withdraw From Towns Around Kharkiv)

  • Soldado ucraniano em Bakhmut, leste bash  país, em 9 de fevereiro de 2023

    4/13 Soldado ucraniano em Bakhmut, leste bash país, em 9 de fevereiro de 2023 (urn_newsml_afp.com_20230210_c45e00d6-c276-466f-a515-bd30efc76364_ipad)

  • Trabalhadores limpam escombros em cima de um prédio destruído por bombardeios há um mês em Cherkaske, leste da Ucrânia, em 11 de maio de 2022, em meio à invasão russa da Ucrânia

    5/13 Trabalhadores limpam escombros em cima de um prédio destruído por bombardeios há um mês em Cherkaske, leste da Ucrânia, em 11 de maio de 2022, em meio à invasão russa da Ucrânia (Trabalhadores limpam escombros em cima de um prédio destruído por bombardeios há um mês em Cherkaske, leste da Ucrânia, em 11 de maio de 2022, em meio à invasão russa da Ucrânia)

  •  Prédios destruídos na cidade de Borodianka, a noroeste de Kiev

    6/13 Ucrânia: Prédios destruídos na cidade de Borodianka, a noroeste de Kiev (guerra-ucrUcrânia: Prédios destruídos na cidade de Borodianka, a noroeste de Kiev, em 4 de abril de 2022ania-russia (1))

  • Ponte Destruída em Irpin, perto de Kiev, Ucrânia

    7/13 Ponte Destruída em Irpin, perto de Kiev, Ucrânia (Guerra na Ucrânia)

  • Kiev, na Ucrânia, virou zona de guerra após invasão russa

    8/13 Kiev, na Ucrânia, virou zona de guerra após invasão russa (urn_newsml_afp.com_20220301_2dbc9b41-180d-4d52-95c4-eb868656a069_ipad)

  • 9/13 (Bombeiros trabalham em um incêndio em um prédio após bombardeios na cidade de Chuguiv, nary leste da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022)

  • Posto da guarda de fronteira da Ucrânia destruído por bombardeio na região de Kiev 24/02/2022

    10/13 Posto da guarda de fronteira da Ucrânia destruído por bombardeio na região de Kiev 24/02/2022 (Posto da guarda de fronteira da Ucrânia destruído por bombardeio na região de Kiev 24/02/2022)

  • Conflito na Ucrânia

    11/13 Conflito na Ucrânia (Conflito na Ucrânia)

  • Guerra nary  leste da Ucrânia

    12/13 Guerra nary leste da Ucrânia (Guerra nary leste da Ucrânia)

  • Tropas ucranianas em Mariupol, Ucrânia

    13/13 Tropas ucranianas em Mariupol, Ucrânia (size_960_16_9_tropas-ucrania.jpg)

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro