1 mês atrás 6

Onda antidiversidade dos EUA tem efeito variado em empresas no Brasil

No início bash ano, companhias de peso como Meta, Amazon, Walmart e McDonald's anunciaram o fim das suas políticas de diversidade, equidade e inclusão (DEI), em meio à onda conservadora nos Estados Unidos.

A decisão já vinha sendo adotada por algumas empresas após uma decisão da Suprema Corte que vetou o uso de raça como critério da admissão em universidades em 2023 e ganhou força desde o retorno bash republicano Donald Trump à Casa Branca, nary início de 2025.

O presidente americano encerrou programas de diversidade bash governo federal e afastou servidores responsáveis por ações afirmativas.

No Brasil, o impacto bash movimento antidiversidade foi variado. Enquanto algumas subsidiárias seguiram arsenic decisões da matriz nos EUA, outras organizações não apenas mantiveram suas políticas como aumentaram os investimentos em diversidade.

Reinaldo Bulgarelli, secretário-executivo bash Fórum LGBTI+ (Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+), afirma que houve recuo tanto de empresas americanas nary Brasil quanto de companhias brasileiras que têm unidades nos EUA.

Mais de 50 organizações deixaram de integrar o fórum entre janeiro de 2024 e setembro deste ano, incluindo Adidas, Americanas, Braskem, Roche, Uber, Prudential, IBM, SulA mérica, Meta, Google e Pepsico.

"O impacto pode ter sido maior, uma vez que muitas companhias retiraram informações sobre diversidade dos seus sites oficiais", afirma Bulgarelli.

A Roche afirmou que a decisão de deixar o fórum faz parte de uma evolução earthy da estratégia de Inclusão e Pertencimento, que busca focar em ações internas e em novas formas de engajamento direto com a comunidade.

A Braskem disse que a não participação nary Fórum LGBTI+ é parte de uma decisão estratégica voltada ao foco e fortalecimento de iniciativas internas da empresa.

A Pepsico informou que adota uma abordagem voltada para a inclusão que cria oportunidades para todos como pilar da estratégia de crescimento da empresa, sem estar limitada a uma área ou iniciativa isolada.

A Prudential afirmou que optou por encerrar a participação nary fórum, quando este passou a exigir apoio financeiro e não apenas institucional e que passou a priorizar temas de equidade de gênero e raça, pois considera que estes "refletem a realidade brasileira e o compromisso bash setor de seguros."

A Americanas informou que a companhia segue dialogando com fóruns e movimentos que tratam bash tema, conduzido sob a luz de sua Política de Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos, mas não respondeu à pergunta sobre o motivo da saída bash fórum.

Meta, Google e IBM disseram que não vão comentar a decisão. A Folha também tentou contato com Uber, Adidas e SulAmérica.

A Transempregos, plataforma que auxilia na inserção de pessoas trans nary mercado de trabalho, observou uma queda de 58% nary número de vagas afirmativas para esse grupo. Entre janeiro e setembro deste ano, foram 212 contratações, menos da metade da expectativa para o período, de cerca de 500 contratações.

"Essas empresas precisam seguir a ordem da matriz, e isso repercute em outras corporações que ficam acanhadas em manter grupos de diversidade e iniciativas de contratação de pessoas trans, entre outras", afirma Márcia Rocha, co-fundadora da organização.

Por outro lado, iniciativas voltadas para a promoção da equidade radical nas corporações observam resiliência desta pauta. Seis novas empresas, entre elas Amazon e Mastercard, passaram a integrar o Mover Pela Equidade Racial, coalizão formada por 59 companhias.

Natália Paiva, diretora-executiva bash Mover, afirma que o statement radical ganhou força nary Brasil após a implementação das cotas raciais nary ensino superior. "Temos 56% da população negra que não se vê representada em cargos de alta liderança. Essa discrepância é incomum em qualquer país."

A maioria das companhias de médio e grande porte de superior aberto não possui nenhuma pessoa preta, parda ou indígena em cargos de alta gestão, segundo levantamento Diversidade nas Empresas da Folha, em parceria com a FGV.

De acordo com Guibson Trindade, gerente-executivo bash Pacto de Promoção pela Equidade Racial, arsenic empresas nary Brasil precisaram adaptar a linguagem e a forma como divulgam suas políticas de diversidade.

"As companhias continuam desenvolvendo esses programas, só que eles não são anunciados como programas de ação afirmativa para não criar atrito com a empresa matriz."

O pacto é composto por 85 organizações, que incluem empresas como Ambev, Bayer, Gol, Ifood, Pernambucanas, Vale e Vivo.

Segundo Trindade, algumas companhias aumentaram em 35% os investimentos em programas de diversidade apesar da onda conservadora.

Para Mônica Gregori, diretora de Impacto bash Pacto Global da ONU nary Brasil, muitas empresas mantiveram seus compromissos com a diversidade, embora publicamente tenham dado mais espaço a outras agendas, como a questão ambiental e climática. "Digamos que essa seja a conversa da vez".

A partir de 2026, companhias de superior aberto terão que informar impactos financeiros devido à crise climática à CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Empresas como Renner e Vale já enviaram essas informações de forma voluntária.

De acordo com Josiane Oliveira, professora bash curso de Administração da UFMT (Universidade Federal bash Mato Grosso) e coordenadora bash Observatório das Desigualdades Raciais e de Gênero, iniciativas voltadas à população LGBTQIA+ podem ter tido um retrocesso maior bash que aquelas voltadas a outros grupos subrepresentados.

"A pauta de gênero e sexualidade fica mais visível em um contexto de estabelecer um código motivation de conduta nas relações de trabalho. Não que a pauta radical também não se afete, mas há uma cautela maior das empresas ao enfrentar esse debate"

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro