1 ano atrás 82

OpenAI é ameaça maior para Google que reguladores dos EUA, dizem especialistas

"Acho que para o Google, neste momento, a IA (é) um negócio muito maior do que a decisão judicial. A IA está mudando fundamentalmente a forma como o produto de pesquisa também funciona", disse Arvind Jain, ex-engenheiro do Google que trabalhou em produtos como a Busca por uma década.

Jain, que agora dirige uma empresa de busca chamada Glean, disse que o impacto da IA foi imediato em comparação com qualquer efeito de decisões judiciais que são objeto de recurso e levam muito tempo para afetar o mercado.

Há muito tempo o Google é sinônimo de buscas na internet, comandando cerca de 90% da participação no mercado global e gerando cerca de 175 bilhões de dólares em receita anual com esse negócio. Até mesmo a Apple, que prefere desenvolver todo o software e grande parte do hardware de seus dispositivos, permitiu que o Google fosse seu mecanismo de busca padrão mediante o pagamento de uma taxa bilionária.

Mas os dias de tratamento preferencial acabaram, mesmo antes da resolução de uma série de processos judiciais antitruste. Em sua incursão na IA, a Apple anunciou parceria com a OpenAI para levar o ChatGPT aos seus próximos dispositivos. A empresa enfatizou a base não exclusiva do acordo e falou sobre a probabilidade de trazer o Google como outro parceiro.

Uma decisão judicial contra o Google acelerará o movimento da Apple em direção aos serviços de busca baseados em IA, caso ela seja forçada a encerrar a parceria em busca com o Google, segundo analistas.

A OpenAI, apoiada pela Microsoft , disse no mês passado que também está entrando no jogo de buscas com um lançamento lento do SearchGPT, um mecanismo de busca baseado em IA com acesso em tempo real a informações da internet.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro