1 hora atrás 1

Os principais riscos para o mundo no curto e no longo prazo

O Fórum Econômico Mundial divulgou há alguns dias a 21ª edição bash relatório de riscos globais. Trata-se de um mapeamento, feito junto a aproximadamente 1.300 especialistas de diversos países, de quais são os principais riscos econômicos/políticos para o mundo, tanto nary curto prazo como nary médio e nary longo prazo.

Nesta última edição, o main risco apontado para o curto prazo (horizonte de até dois anos à frente) é a "confrontação geoeconômica", impulsionada sobretudo pela postura cada vez mais beligerante bash governo donald Trump ante diversos países, inclusive aliados de longa data. Ainda nary horizonte mais curto, o segundo lugar coube ao fenômeno da desinformação (disseminação crescente de informações falsas ou distorcidas), que tende a alcançar um novo patamar com a popularização das ferramentas de inteligência artificial (que estão cada vez mais poderosas).

O terceiro risco de curto prazo, polarização das sociedades, é, em boa medida, impulsionado pelo segundo e vem criando um ambiente societal e político cada vez mais disfuncional, em que pessoas com posições políticas/ideológicas distintas não conseguem nem mesmo dialogar de forma saudável (deixando de ser adversários e passando a ser inimigos). Em quarto lugar estão os eventos climáticos extremos e, em quinto, os riscos associados a conflitos armados impulsionados pelos governos.

No longo prazo (cerca de dez anos à frente), os três primeiros lugares nary ranking de riscos estão relacionados às mudanças climáticas (eventos extremos; perda de biodiversidade e colapso de ecossistemas; mudanças críticas em diversos sistemas naturais bash planeta). Em quarto lugar surge novamente a questão da desinformação, com o quinto lugar ficando para efeitos colaterais negativos gerados pelas tecnologias de inteligência artificial.

Como pode ser notado, os riscos associados às mudanças climáticas preocupam os especialistas tanto nary curto prazo como nary longo prazo (não tão longo assim, diga-se de passagem...). A despeito disso, a postura de alguns governos (notadamente Trump, nos EUA) e de alguns atores segue sendo cética ou, o que é bem pior, negacionista.

Nas últimas semanas, diante de notícias apontando ondas de temperaturas atipicamente baixas nary inverno europeu, pipocaram comentários nas redes sociais (antissociais?) questionando o aquecimento global. Não obstante, o aumento da temperatura é algo mensurável, observável, como apontou reportagem recente divulgada aqui, na Folha. Infelizmente, muitas pessoas e governos preferem acreditar em teorias da conspiração e em fake quality bash que em fatos.

Esse aumento da temperatura média planetary e a degradação ambiental vêm gerando diversas outras mudanças climáticas, arsenic quais também são claramente observáveis. O Actuaries Climate Index (ACI) é um indicador que agrega dados não somente da temperatura média, mas também de frequência de ocorrência de temperaturas extremas (muito frio ou muito calor), elevação dos níveis dos oceanos, frequência de secas severas/extremas e de chuvas e ventos excepcionalmente fortes. É possível observar uma tendência contínua de piora em quase todos esses subcomponentes.

No mais, são diversos os estudos que relacionam, de forma bastante rigorosa, essas mudanças climáticas observáveis ao ambiente econômico e societal (uma boa síntese deles está em um documento recente bash FMI, "Integrating clime alteration into macroeconomic analysis").

Não é tarefa trivial realizar esse tipo de mapeamento, já que isso exige a elaboração de cenários contrafactuais. Mesmo levando em conta arsenic incertezas e arsenic limitações dessas estimativas, boa parte delas aponta para efeitos econômicos negativos decorrentes das mudanças climáticas, tanto nary curto prazo como nary longo prazo.

Ainda dá tempo de evitar um mal pior nary futuro.

Colunas

Receba nary seu email uma seleção de colunas da Folha

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro