6 dias atrás 1

Ouro bate recorde e sobe 72% em 12 meses. Ainda vale a pena investir?

  1. Ouro: +65,2%
  2. Ibovespa: +34%
  3. Ifix (índice de fundos imobiliários na Bolsa): +21,2%
  4. CDI: +14,2%
  5. Poupança: +8,2%
  6. Dólar (Ptax): -11,1%
  7. Bitcoin: -17,6%

Aceleração nesta semana reflete reação do mercado à ação do governo de Donald Trump contra o Fed. O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que pode enfrentar acusações criminais como parte de uma suposta campanha de pressão de Trump sobre as decisões de política monetária. Oficialmente, a investigação se refere aos gastos de US$ 2,5 bilhões em reformas na sede do banco central norte-americano. Para analistas, esse embate coloca em xeque a autonomia do órgão para tomar decisões técnicas na condução dos juros nos Estados Unidos.

Valorização já vinha sendo construída por causa de tensões geopolíticas. A busca por ouro historicamente cresce em períodos marcados por recrudescimento de conflitos internacionais. Por isso, o metal assumiu tendência predominante de valorização desde 2022, após o início da guerra entre Ucrânia e Rússia. O movimento se manteve posteriormente com a invasão da Faixa de Gaza por Israel e, mais recentemente, com ações militares americanas na Venezuela, Irã e Síria. A variação positiva chega a 143% em três anos.

Valorização acentuada abre espaço para maior volatilidade. Segundo profissionais de mercado, variações intensas do contrato deixam o ativo mais sujeito a correções na sequência, ainda que pontuais na trajetória de longo prazo. Por isso, estratégias de alocação com foco no curto prazo devem considerar um maior risco de perdas.

Se ouro é peça estratégica, esperar uma correção costuma ser um erro clássico, porque o ouro pode ficar caro por muito tempo em ambientes de incerteza. Se o ouro for uma aposta tática, aí sim a entrada importa mais. Luis Ferreira, diretor de investimentos do EFG Private Wealth Management

Mesmo que haja uma realização, nunca se sabe até onde ela vai, ou se de fato ocorrerá. Porque a tendência permanece de alta, e o mercado segue com força para buscar novos recordes. Mauriciano Cavalcante, economista da Ourominas

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro