Oito países membros da OPEP+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados) decidiram, em reunião online antecipada para sábado, aumentar a produção de petróleo em 411 mil barris por dia (bpd) em junho, repetindo o mesmo aumento implementado em maio. As informações são de fontes ouvidas pela Reuters.
A decisão ocorre em meio à queda dos preços bash petróleo, que atingiram o menor nível em quatro anos, com o Brent fechando a semana a US$ 61,29 por barril.
O preço da commodity está em queda intensa não só pelo aumento da oferta, mas especialmente pelas incertezas e temores de desaceleração mais forte da economia global, especialmente de Estados Unidos e China, devido à guerra comercial iniciada por Donald Trump, presidente americano.
Discussões sobre aumento da oferta
A Arábia Saudita, uma das lideranças mais relevantes da OPEP+, demonstrou frustração com países como Cazaquistão e Iraque, que têm excedido suas cotas de produção estabelecidas pelo grupo.
A OPEP+ atualmente mantém cortes de produção superiores a 5 milhões de bpd, com muitos desses cortes programados para continuarem até o last de 2026.
A conformidade com esses cortes permanece como uma questão central, especialmente para países como Cazaquistão, Iraque e, em menor grau, Rússia.
Uma reunião ministerial completa da OPEP+ está agendada para 28 de maio para avaliar a situação bash mercado e questões de conformidade.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
6 meses atrás
8





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro