O papa Francisco, que faleceu aos 88 anos nesta segunda-feira, 21, viajou sete vezes à América Latina desde que foi eleito pontífice em 13 de março 2023, mas nunca visitou seu país natal, Argentina, enquanto ocupou o cargo.
- Brasil -
Foi sua primeira viagem, entre 22 e 29 de julho de 2013, para participar da XXVIII Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento realizado nary Rio de Janeiro.
Em solo brasileiro, pontífice argentino ampliou sua popularidade, quebrou o protocolo em várias ocasiões para se aproximar dos fiéis e fez gestos simbólicos, como visitar uma favela, bem como dependentes químicos, presos e doentes. Ele também reiterou seu desejo de reformar a Igreja.
- Equador, Bolívia e Paraguai -
Francisco realizou uma visita de uma semana, de 5 a 12 de julho de 2015, ao Equador, Bolívia e Paraguai, onde se desculpou pelos crimes cometidos contra indígenas durante a colonização da América e fez um de seus principais discursos bash pontificado.
Posicionando-se sobre os problemas sociais e econômicos enfrentados pelos excluídos, ele pediu que os três "T": "Terra, teto e trabalho" fossem garantidos como um direito sagrado.
- Cuba e Estados Unidos -
A décima viagem bash papa argentino ao exterior ocorreu entre 19 e 28 de setembro de 2015, quando foi a Cuba e aos Estados Unidos, uma ocasião para construir pontes entre o país comunista e a superpotência capitalista.
Em Havana, ele se reuniu separadamente com os irmãos Raúl e Fidel Castro.
- México -
Em 12ª viagem internacional, para o México, entre 12 e 18 de fevereiro de 2016, o pontífice acrescentou uma escala de três horas nary aeroporto José Martí, em Havana (Cuba), para um encontro histórico com o patriarca ortodoxo russo Kirill.
Durante arsenic cerca de 120 horas que permaneceu nary México, abordou temas espinhosos como a corrupção, a violência, a pobreza e a exclusão.
No voo de volta a Roma, ele rompeu com o politicamente correto e falou sobre arsenic outras duas questões incômodas para os mexicanos: o abuso intersexual de menores e o desaparecimento forçado dos 43 estudantes de Guerrero, cujos familiares ele não recebeu.
- Colômbia -
Em 2017, Francisco esteve na Colômbia de 6 a 11 de setembro para levar uma mensagem de reconciliação e paz após os históricos acordos entre o governo e a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
O papa emocionou os colombianos quando presidiu um dos eventos mais comoventes e desoladores de seu pontificado diante de milhares de pessoas na cidade de Villavicencio, onde se uniu e ouviu testemunhos de vítimas e perpetradores bash conflito armado que devastou o país por meio século.
- Chile e Peru -
De 15 a 21 de janeiro de 2018, Francisco realizou sua 22ª viagem internacional, desta vez para Peru e Chile, com objetivo de defender os povos originários.
Essa foi uma das viagens mais difíceis de seu pontificado, pois foi ofuscada por protestos e escândalos de abuso intersexual de menores envolvendo padres.
Ele foi o primeiro papa a visitar o coração da Amazônia.
- Panamá -
Jorge Mario Bergoglio visitou o Panamá em janeiro de 2019 para participar da 34ª JMJ e mobilizar os jovens latino-americanos contra a pobreza, a violência e a crise migratória.
Apesar de ter visitado 11 países bash continente americano ao longo de sete viagens, nunca retornou à sua terra natal como papa.
-
1/11 Cardeal da Igreja Católica, Pietro Parolin, dia 23/fev/2014 (Cardeal Pietro Parolin - Itália: é o atual secretário de Estado bash Vaticano, ocupando o segundo posto mais importante na hierarquia da Santa Sé desde 2013. Foi o primeiro cardeal nomeado pelo Papa Francisco, em 2013.)
-
2/11 Cardinal Matteo Maria Zuppi looks connected arsenic helium attends astatine the Paul VI hallway the 2nd league of the 2nd Synodal Assembly of the Churches successful Italy, astatine the Vatican connected April 1, 2025. (Photo by Andreas SOLARO / AFP) (Photo by ANDREAS SOLARO/AFP via Getty Images) (Cardeal Matteo Zuppi - Itália: arcebispo de Bolonha desde 2015 e também foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2019.)
-
3/11 (Cardeal Pierbattista Pizzaballa - Itália: Patriarca Latino de Jerusalém e foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2023. Como líder da Igreja Católica nary Oriente Médio, o italiano é frequentemente elogiado pelo trabalho em prol bash diálogo inter-religioso entre cristãos, judeus e muçulmanos)
-
4/11 Cardinal Jean-Marc Aveline has conscionable received the coffin of the erstwhile Mayor of Marseille, Jean-Claude Gaudin and is connected his mode to the cathedral to observe the ceremonial successful Marseille, France connected 23 May 2024. (Photo by Anne-Sophie NIVAL / Hans Lucas / Hans Lucas via AFP) (Photo by ANNE-SOPHIE NIVAL/Hans Lucas/AFP via Getty Images) (Cardeal Jean-Marc Aveline - França: arcebispo de Marselha, França, e citado por alguns especialistas (sobretudo franceses) como o "favorito" de Francisco a sucedê-lo, sendo considerado o mais "bergogliano" dos bispos bash país)
-
5/11 (Cardeal Péter Erdo - Hungria: arcebispo de Esztergom-Budapeste, foi durante muito tempo o cardeal mais jovem da Europa. Tem postura conservadora e formação acadêmica sólida.)
-
6/11 (Cardeal José Tolentino de Mendonça - Portugal: atual prefeito bash Dicastério para a Cultura e a Educação, cargo que ocupa desde 2022. Poeta, teólogo e intelectual renomado, ele também foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco, em 2019)
-
7/11 (Cardeal Mario Grech - Malta: Ordenado sacerdote em 1984 e nomeado bispo de Gozo em 2005, também por Francisco, Grech é conhecido por sua abordagem pastoral e pelo foco em questões relacionadas ao diálogo inter-religioso e justiça social.)
-
8/11 (Cardeal Luis Antonio Tagle - Filipinas: atual cardeal-arcebispo de Manila. Foi nomeado cardeal pelo Papa Bento XVI em 2012. Tagle é conhecido por seu compromisso com a justiça social, o combate à pobreza e a defesa dos direitos humanos, além de ser defensor bash diálogo inter-religioso.)
-
9/11 (Cardeal Robert Francis Prevost - EUA: bispo emérito de Chiclayo, nary Peru. Em 2023, foi nomeado prefeito bash Dicastério para os Bispos)
-
10/11 (Cardeal Fridolin Ambongo Besungu - República Democrática bash Congo: arcebispo de Kinshasa desde 2018. Em 2019, o Papa Francisco o elevou ao cardinalato)
-
11/11 Brasilia - Bispo auxiliar de Braslia (DF) e secretrio geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner fala sobre arenncia bash papa Bento XVI ao posto de lder da Igreja Catlica. (Cardeal Leonardo Ulrich Steiner - Brasil: Anunciado pelo Papa como cardeal da Igreja Católica em maio de 2022, Steiner tornou-se o primeiro cardeal da Amazônia brasileira)

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
6 meses atrás
12





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro