Por conta da idade do papa, de 88 anos, os médicos o chamaram de "um paciente frágil".
Em coletiva de imprensa para atualizar o estado de saúde neste sétimo dia de internação, os médicos afirmaram que ele está respondendo ao tratamento, mas que suas condições de saúde podem mudar a cada dia.
"Vamos deixar claro que ele não está conectado a nenhuma máquina e está se alimentando", afirmou o doutor.
Aos jornalistas, os dois disseram que não tinham novidades para anunciar, mas explicaram melhor o porquê da internação prolongada e falaram dos riscos que a condição do pontífice de 88 anos, diagnosticado como pneumonia bilateral e uma infecção polimicrobiana.
O médico voltou a reiterar que o coração de Francisco é bom. "O papa é durão. Quantas outras pessoas suportariam tantas infecções com a carga de compromissos dele?".
Médicos falam do estado de saúde do Papa Francisco — Foto: REUTERS/Remo Casilli
Na tarde desta quinta (20), no último boletim médico liberado, o Vaticano disse que a condição física do papa estava melhorando "ligeiramente".
"As condições clínicas do Santo Padre melhoraram ligeiramente. Ele está sem febre, e os parâmetros hemodinâmicos continuam estáveis. Esta manhã, recebeu a Eucaristia e posteriormente dedicou-se às atividades laborais", detalha o comunicado.
No boletim divulgado no começo da manhã, o gabinete de imprensa da Santa Sé disse que o pontífice estava alerta e se alimentando. Ainda segundo o Vaticano, Francisco passou uma noite tranquila e se levantou da cama para tomar café da manhã.
Francisco foi internado no hospital Gemelli, em Roma, devido a uma bronquite na sexta-feira (14). Na terça-feira (18), a Santa Sé anunciou que foi diagnosticado com pneumonia bilateral.
Papa Francisco: exames mostram leve melhora; quadro permanece estável
O Papa Francisco com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, durante visita dela ao Vaticano — Foto: Vatican Media via Reuters
Francisco está trabalhando e se mantendo informado através da leitura de jornais. O papa consegue se movimentar dentro de seu quarto no hospital, atende algumas ligações telefônicas e continua com alguns afazeres administrativos, segundo a agência Reuters.
Papa Francisco (home) — Foto: Filippo MONTEFORTE / AFP
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro