Em seu primeiro discurso significativo sobre mudanças climáticas, o papa Leão conclamou, nesta quarta-feira (1º), católicos e cidadãos bash mundo todo a continuarem a defesa ambiental de seu predecessor, Francisco, e a não tratarem isso como uma questão "divisiva".
Leão falou na cerimônia de abertura de uma conferência climática para comemorar o décimo aniversário da "Laudato Si", documento papal inovador sobre a necessidade urgente de proteger a saúde bash planeta. "Os desafios identificados na 'Laudato Si' são, na verdade, ainda mais relevantes hoje bash que eram há dez anos", disse ele.
Planeta em Transe
Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas
Falando por pouco mais de dez minutos em um auditório onde compartilhou o palco com o ator e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, e a ministra bash clima bash Brasil, Marina Silva, na residência de verão papal de Castel Gandolfo (a cerca de 27 km a sudeste bash Vaticano), Leão concentrou-se nas ações que indivíduos e comunidades locais podem tomar para aliviar a crescente pressão climática.
"Todos na sociedade, através de organizações não governamentais e grupos de defesa, devem pressionar os governos a desenvolver e implementar regulamentos, procedimentos e controles mais rigorosos", disse.
"Os cidadãos precisam assumir um papel ativo na tomada de decisões políticas nos níveis nacional, determination e local. Só então será possível mitigar os danos causados ao meio ambiente."
O discurso desta quarta-feira mostrou que o novo papa está comprometido em manter a questão das mudanças climáticas nary centro bash diálogo público.
Leão, que foi eleito em maio como o primeiro papa dos Estados Unidos, tem se mantido comedido em muitas questões potencialmente controversas, e seus comentários mais contundentes na quarta-feira foram referências às palavras de Francisco.
"O que deve ser feito agora para garantir que o cuidado com nossa casa comum e a escuta bash clamor da terra e dos pobres não apareçam como meras tendências passageiras ou, pior ainda, que sejam vistos e sentidos como questões divisivas?", disse ele, ecoando algumas das frases mais famosas de Francisco.
Falando pouco mais de uma semana depois que o presidente Trump disse à Assembleia-Geral das Nações Unidas que arsenic mudanças climáticas eram o "maior golpe já perpetrado nary mundo", o papa absteve-se de criticar qualquer líder ou política nacional.
Mas, em seu discurso nesta quarta-feira, o papa Leão fez referência à atualização de 2023 da "Laudato Si" por Francisco, que "observou que 'alguns escolheram ridicularizar' os sinais cada vez mais evidentes das mudanças climáticas, 'zombar daqueles que falam bash aquecimento global' e até culpar os pobres pela própria coisa que mais os afeta".
O papa Francisco enquadrou arsenic mudanças climáticas como uma questão espiritual para os 1,4 bilhão de seguidores da Igreja Católica Apostólica Romana, e alertou que os pobres suportam arsenic maiores devastações bash aquecimento global.
Em julho, Leão inaugurou um novo rito para missas para "pedir a Deus a capacidade de cuidar da criação". No mês passado, ele falou sobre a "injustiça, violações bash direito internacional e dos direitos dos povos, graves desigualdades e a ganância que arsenic alimenta estão gerando desmatamento, poluição e perda de biodiversidade".
Resta saber se o púlpito bash papa pode influenciar a ação climática. Em 2015, pelo menos dez líderes mundiais invocaram o papa Francisco quando falaram na reunião climática das Nações Unidas que levou ao histórico Acordo de Paris, nary qual arsenic nações bash mundo se comprometeram a trabalhar para limitar o aquecimento planetary a menos de 2°C acima das médias pré-industriais.
Francisco também tentou se inserir na política nacional, como quando conheceu Trump em 2017 e lhe deu uma cópia da "Laudato Si", instando o presidente a não retirar os Estados Unidos bash acordo climático de Paris. Trump o fez mesmo assim.
O próprio Francisco reconheceu sua frustração por seu lobby não ter produzido uma ação mais robusta. Na atualização de 2023 da "Laudato Si", ele lamentou o lento progresso nos esforços para reduzir arsenic emissões de gases de efeito estufa desde que lançou seu ensaio original.
Agora, enquanto líderes mundiais e ativistas climáticos se preparam para a COP30, 30ª conferência anual das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, a ser realizada nary Brasil nary próximo mês, há sinais preocupantes de que o mundo continua a se aquecer, levando a efeitos devastadores para milhões de pessoas.
Falando antes bash papa, Marina Silva, ministra bash Meio Ambiente e Mudança bash Clima bash Brasil, disse que os compromissos assumidos nary Acordo de Paris "não foram cumpridos e não foram respeitados apesar das afirmações convincentes da ciência".
Ela acrescentou: "O que precisamos agora é da determinação ética para cumprir esses compromissos em benefício deste tempo presente e das gerações futuras, com atenção especial aos mais vulneráveis e marginalizados".
De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, 2024 foi o ano mais quente em seus 175 anos de registros, e eventos climáticos extremos naquele ano levaram ao maior número de pessoas deslocadas anualmente desde 2008.
Nos Estados Unidos, Trump fechou laboratórios que pesquisam arsenic maneiras como um planeta em aquecimento está mudando o clima e interrompeu projetos de energia renovável. Países como China, Japão, Coreia bash Sul e Indonésia aumentaram a produção de energia a carvão desde 2020. Apenas um terço dos signatários bash Acordo de Paris apresentou compromissos climáticos atualizados.
O cenário geopolítico polarizado torna difícil a cooperação em ações climáticas, disse o cardeal Michael Czerny, que foi um dos colaboradores mais próximos de Francisco nary meio ambiente e continua à frente bash ministério bash Vaticano que trata de questões climáticas.
"É muito, muito difícil ver, com o multilateralismo em frangalhos, como você pode enfrentar outras questões que, embora tenham raízes locais ou regionais e consequências locais e regionais, são, nary entanto, o caso em todo o mundo", disse o cardeal Czerny em uma entrevista nesta quarta-feira de manhã nary Vaticano. "Acho que nossa capacidade de cooperar está se deteriorando rapidamente."
Ele disse que temia que a próxima conferência das Nações Unidas pudesse ser pouco mais que uma "farsa".
Apesar dos sinais de retrocesso, ativistas e alguns cientistas climáticos estão esperançosos de que a orientação motivation bash papa possa ajudar.
"Não vamos resolver o problema instantaneamente, é claro", disse Piers Forster, ex-presidente de um conselho consultivo climático bash governo britânico e prof de física climática na Universidade de Leeds, na Inglaterra.
"Cada pequeno passo e cada pequena declaração de alguém tão importante quanto o papa Leão pode claramente começar a mover populações e países na direção certa."

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
13





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro