5 meses atrás 5

Para onde vão os juros?

O fato é que a política monetária dos EUA nos afeta diretamente. O diferencial de juros domésticos e externos é grande. Isso contribui para atrair capitais ao país e tira pressão do dólar frente ao real. Por outro lado, uma escalada da guerra comercial poderia elevar ainda mais o risco e desencadear movimentos de "flight to quality", como se diz, não desprezíveis. Me refiro a situações em que os dólares voam para o lugar mais seguro, na presença de tanta indefinição e nebulosidade.

Minha percepção é que, ao longo deste e do próximo ano, prevalecerão dois fenômenos. Claro, atendo-me, aqui, à preocupação com o cenário para a economia brasileira. O primeiro é a preservação de um déficit em transações correntes, no balanço de pagamentos, na casa de US$ 60 bilhões, plenamente coberto por investimentos estrangeiros diretos, com nível de reservas internacionais elevado.

O segundo, a continuidade de uma situação fiscal ruim, como venho descrevendo em minhas colunas neste espaço, mas longe de um quadro de insolvência do Estado brasileiro.

Se isso é verdadeiro, significa que alguns passos para trás dados pelos EUA, na questão comercial, podem desanuviar, minimamente, a situação, levando a uma tendência de apreciação do real frente ao dólar.

Esse movimento auxiliará o Banco Central na tarefa de promover o controle da inflação. A pesquisa Focus, que congrega projeções de mercado para diferentes variáveis econômicas, mostra que os agentes econômicos esperam uma variação de 5,5%, em 2025, e de 4,5%, em 2026, no caso do IPCA, principal índice de preços do país.

A manutenção dos juros em 14,75%, daqui em diante, soa mais palatável, dadas tantas confusões, dentro e fora do país, já que esse nível de juros nominais representa um patamar real bem acima do chamado neutro. Para ter claro, a política monetária, mesmo que aumentos novos na Selic não ocorram mais, seguirá em modo extremamente contracionista para a atividade econômica.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro