11 meses atrás 25

Pen drive, HD e SSD externo ou drive: qual é o melhor armazenamento hoje?

Armazenar arquivos em pen drives, HDs e SSDs externos ou plataformas na nuvem (os populares "drives") são diferentes formas de guardar as suas informações virtuais. Enquanto pen drives são baratos e simples de utilizar, um HD externo pode oferecer mais volume e tanta facilidade de uso quanto, assim como os SSDs — que também prometem mais agilidade de uso. Ao mesmo tempo, é muito comum utilizar serviços de armazenamento em nuvem, uma vez que estamos praticamente a todo tempo conectados. A seguir o TechTudo apresenta mais informações das principais soluções de armazenamento disponíveis para te ajudar a encontrar a alternativa mais adequada ao seu perfil.

 Filipe Garret/TechTudo Descubra a melhor forma de armazenar arquivos atualmente — Foto: Filipe Garret/TechTudo

📝 SSD vs HD: Entenda qual pode ser mais interessante para você no Fórum TechTudo.

Veja os tópicos que serão abordados na matéria:

  1. O que é pen drive?
  2. O que é HD externo?
  3. O que é um SSD externo?
  4. O que é armazenamento em nuvem?
  5. Evolução da tecnologia
  6. Quando um pen drive é melhor?
  7. Quando um HD externo é melhor?
  8. Quando um SSD externo é melhor?
  9. Quando a nuvem é melhor?

Um pen drive é uma unidade pequena com conexão USB que pode armazenar arquivos, sendo a solução mais portátil oferecida atualmente. O dispositivo utiliza a tecnologia flash para unidades de armazenamento, que promete oferecer uma boa velocidade de transferência e, ao mesmo tempo, tende a proporcionar uma boa confiabilidade para os dados.

O desempenho do pen drive pode depender da tecnologia da conectividade dele, havendo modelos com USB 2.0 (mais lentos) até soluções com tecnologia USB 3.1 (mais rápidos). Vale lembrar que, além do pen drive, também é necessário que o dispositivo que vai receber a conexão seja compatível com o nível tecnológico.

 Divulgação/Multilaser Pen Drive é uma opção mais acessível e simples de usar. — Foto: Divulgação/Multilaser

Como o nome sugere, o HD externo é um HD que funciona fora do PC ou laptop, sendo conectado por meio de uma porta USB — assim como ocorre com os pen drives. Mais uma vez, o desempenho dele variar conforme o tipo de conexão da case, que também pode ser USB 2.0, USB 3.0, e assim por diante. Seu preço não é tão alto quanto as opções de SSD, por exemplo, mas pode ter um armazenamento bem maior. A desvantagens, porém, está na velocidade de transferência, que tende a ser inferior.

 Diego Borges/TechTudo HD externo tende a ter muito mais espaço que os pen drives, mas também oferece uma instalação simples. — Foto: Diego Borges/TechTudo

3. O que é um SSD externo?

O SSD externo apresenta uma portabilidade semelhante aos dos HDs, porém com a vantagem de serem mais rápidos, leves e até mais resistentes. Isso ocorre porque esses dispositivos não apresentam discos físicos internos ou componentes mecânicos, que podem danificar com impactos e afins. Por conta dessa tecnologia, os SSDs externos apresentam uma taxa de leitura superior, o que agiliza o uso e transferências de dados no seu computador.

O problema, porém, está no custo um pouco mais elevado em relação aos HDs externos. Caso você queira apenas mais armazenamento, o SSD externo pode ser "bom até demais" nesse sentido. Mas se você não abre mão da velocidade, talvez valha a pena esse investimento maior.

 Divulgação/Samsung SSD T5 é um modelo externo portátil da Samsung com 2TB de memória — Foto: Divulgação/Samsung

4. O que é armazenamento em nuvem?

Armazenamento em nuvem se refere ao ato de armazenar dados em um servidor externo ao qual você precisa se conectar via Internet. Desse modo, você precisará estar conectado tanto para realizar o upload dos dados do seu PC ou laptop quanto para acessar seus arquivos armazenados.

Existem diversos serviços que permitem que você armazene seus dados na nuvem (online), como iCloud da Apple, Google Drive do Google, OneDrive da Microsoft, Dropbox e muitos outros. Alguns serviços ainda contam com aplicações que realizam o backup ou upload de seus dados de forma automática. Isso permite, por exemplo, que você defina locais ou pastas de seus dispositivos que você quer manter acessíveis.

 Laura Storino/TechTudo OneDrive é integrado ao Windows e facilita upload de arquivos para nuvem. — Foto: Laura Storino/TechTudo

5. Evolução da tecnologia

As tecnologias mais utilizadas atualmente apareceram nos anos 2000, quando as primeiras unidades de pen drive foram lançadas no mercado, ainda com uma capacidade e desempenho bem limitados. Em 2006, a Amazon lançou seu serviço de armazenamento em nuvem, o Amazon Web Services e, em 2007, era a vez da chegada do Dropbox, um dos serviços mais populares do segmento.

No segmento de HDs, em 2009 era lançado o primeiro HD com capacidade de 1TB: o Hitachi Deskstar 7K1000. Esse é um volume ideal até os dias atuais, mas o modelo ainda oferecia uma velocidade de transferência muito limitada. Os HDs utilizam a tecnologia SATA, que, por sua vez, tem uma limitação de velocidade na casa dos 600 MB/s, o que fez com que a indústria acelerasse na adoção de soluções com mais desempenho.

Os SSDs, que atualmente são indispensáveis, são uma tecnologia que apareceu no início dos anos 90, mas só se tornou popular bem mais tarde, por volta dos anos de 2010. Atualmente, os SSDs com tecnologia SATA de conexão (similar a de HDs) ainda são utilizados, mas o que há de mais moderno para o segmento são as unidades NVMe. Esses são modelos muito mais velozes e que ficam instalados diretamente na placa mãe de PCs e laptops.

 Divulgação/WD SSD SATA e SSD NVMe da Western Digital. — Foto: Divulgação/WD

6. Quando um pen drive é melhor?

Um pen drive é uma solução mais compacta e versátil, sendo a escolha ideal para quem precisa transportar um volume de arquivos menor, e que pode utilizar outros dispositivos com uma porta USB para acessar seus arquivos.

Os pen drives têm em média cerca de 16 GB de volume de armazenamento, havendo ainda alguns modelos que oferecem mais volume. Porém, como mencionado, os dispositivos são mais indicados para arquivos menores, como planilhas, arquivos de textos ou mesmo de mídia que não sejam tão grandes.

7. Quando um HD externo é melhor?

Se você precisa transportar uma quantidade de arquivos maior e também aplicações e até sistemas operacionais inteiros, um HD externo pode ser uma escolha mais adequada. Além de aparecer em equipamentos prontos para uso no mercado, você também pode adquirir uma case USB e instalar um HD ou SSD no mesmo compartimento. Essa é uma maneira de reaproveitar unidades de armazenamento que você já tenha.

Apesar de ser muito comum unidades de armazenamento externo com HDs, já existem diversas soluções que trazem SSDs dentro de cases. Isso não só vai aprimorar o desempenho quanto a leitura e escrita dos dados, mas também pode apresentar mais confiabilidade para as unidades. Vale lembrar que um SSD não conta com partes mecânicas móveis como os HDs, que por sua vez podem ser danificados com impactos, principalmente durante uso.

8. Quando um SSD externo é melhor?

O SSD externo é ideal para pessoas que, além de um armazenamento extra, fazem questão de velocidade de transferência e uso. Por isso, esse componente é recomendado para o público gamer, que não aguenta sofrer com grandes telas de carregamento, assim como editores de vídeo ou usuários de softwares pesados, justamente para acelerar o tempo de renderização de seus projetos ou agilizar suas ações. Em outras palavras, essa é a opção que promete um uso mais potente e profissional, fatores que aumentam o seu custo.

9. Quando a nuvem é melhor?

O armazenamento em nuvem acaba sendo mais interessante para quem quer acessar seus arquivos de qualquer lugar e não só de um dispositivo específico. Nesse caso, você pode ter acesso aos seus arquivos de qualquer lugar, ou seja, de qualquer dispositivo conectado à Internet e compatível com o seu drive favorito.

É claro que, para ter acesso aos seus arquivos e para armazená-los, você vai precisar de uma conexão com a Internet, o que atualmente não é nenhum problema. Mas é preciso considerar que, para salvar arquivos grandes, a velocidade de conexão vai ser um fator primordial na experiência, de modo que, nesses casos, passa a ser indicado uma conexão de alto desempenho.

🎥 5 dicas para comprar um PC gamer bom e "barato"

5 dicas para comprar um PC gamer bom e 'barato'

5 dicas para comprar um PC gamer bom e 'barato'

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro