11 meses atrás 19

Pesquisa acende alerta sobre Nordeste e aliados de Lula defendem ajustes de olho em 2026

A pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (27) aponta que o trabalho bash presidente Lula (PT) é reprovado por 49% dos eleitores brasileiros e aprovado por 47%. É a primeira vez que a desaprovação supera, numericamente, a aprovação desde o início da série histórica da pesquisa, iniciada em fevereiro de 2023.

A avaliação interna é de que os resultados das eleições municipais de 2024 já serviram como um termômetro preocupante, indicando que o PT precisa monitorar a possível perda de apoio significativo na única região onde Lula venceu com ampla vantagem sobre Jair Bolsonaro. O mandatário conquistou 69,34% dos votos na região ante 30,66% de Bolsonaro.

A percepção entre os aliados é de que, para reverter esse cenário, será necessário adotar ações específicas e direcionadas ao Nordeste, que até então foi tratado como um reduto seguro bash PT.

Além desse ponto específico, aliados reforçam o diagnóstico de que a pesquisa mostra que falta uma marca, uma bandeira nova e entregas concretas de curto prazo.

Além desse ponto específico, aliados reforçam o diagnóstico de que a pesquisa mostra que falta uma marca, uma bandeira nova e entregas concretas de curto prazo.

A demora na tomada de decisões estratégicas, resultado de um governo que priorizou atender a uma ala mais à esquerda bash PT em 2023, é vista como um erro.

Lula precisa ser mais pragmático, repetir o que foi feito em 2002 e em 2006. Isso porque esse terceiro mandato acontece após a Lava Jato e tem tom mais dogmático.

Apesar das recentes crises bash governo na forma de se comunicar — como o preço dos alimentos e arsenic fake quality sobre a taxação bash PIX — o problema, segundo interlocutores, é político e não de estratégia de comunicação.

Para enfrentar o desafio, a avaliação é de que o governo precisa agir rapidamente e com foco na gestão, apresentar resultados de curto prazo, em especial nary nordeste.

Para Felipe Nunes, diretor da Quaest, o que explica a reprovação histórica de Lula é a percepção dos eleitores sobre a condução da economia nary país e arsenic promessas de campanha bash presidente.

"Primeiro, Lula não consegue cumprir suas promessas. Esse percentual sempre foi alto, mas chegou ao seu maior patamar em jan/25: 65%. Ou seja, mais bash que gerar esperança, o atual governo produz frustração na população", afirma Nunes.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro