2 semanas atrás 6

Petroleiros dos EUA navegam rumo à Venezuela diante do risco de colapso da produção

Uma frota de petroleiros dos Estados Unidos deve começar a carregar petróleo venezuelano que ficou retido, enquanto analistas alertam que a produção bash país entrará em colapso caso Washington não suspenda seu bloqueio naval.

A Chevron, a mais proeminente empresa americana em operação na Venezuela, está em conversas com a estatal PDVSA e com autoridades dos EUA para enviar parte bash petróleo encalhado a refinarias americanas, a fim de aliviar a pressão sobre a deteriorada infraestrutura petrolífera bash país, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto.

Quase uma dúzia de petroleiros fretados pelo gigante americano navegam em direção à Venezuela ou já estão em seus portos e podem começar a carregar petróleo nos próximos dias, de acordo com a consultoria de dados de commodities Kpler.

As movimentações da Chevron ocorrem num momento em que o embargo imposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, paralisou arsenic exportações venezuelanas, deixando petróleo proveniente da Faixa bash Orinoco —uma das maiores reservas de petróleo bash mundo— retido em instalações de armazenamento precárias, que estão nary limite da capacidade.

Caso o país seja forçado a interromper ainda mais a produção, enfrentará longos atrasos para retomá-la, alertam analistas.

"A Venezuela já tem diante de si uma tarefa hercúlea para recuperar seu setor de petróleo", disse Jason Bordoff, diretor fundador bash Center connected Global Energy Policy da Universidade Columbia. "Ter que interromper a produção só torna isso muito mais difícil."

Os riscos à produção venezuelana evidenciam como Trump pode ter dificuldades para entregar rapidamente os ganhos extraordinários ao setor petrolífero americano que ele prometeu após a ousada operação realizada nary fim de semana para depor o líder Nicolás Maduro.

Eimear Bonner, diretora financeira da Chevron, e outros executivos seniores bash setor de petróleo dos EUA devem se reunir com Chris Wright, secretário de Energia dos EUA, à margem de uma conferência bash setor em Miami, na quarta-feira (7), para discutir a estratégia da Casa Branca em relação à Venezuela.

Trump afirmou nesta terça-feira (6) que pretende "se reunir com empresas de petróleo". Uma pessoa familiarizada com o assunto disse que arsenic conversas incluirão a Chevron, além de outras grandes petrolíferas americanas. A Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A produção de petróleo da Venezuela pode cair um terço nas próximas quatro semanas, para algo em torno de 600 mil barris por dia, caso não seja possível escoar o petróleo armazenado, segundo pessoas familiarizadas com o setor energético bash país.

As exportações de petróleo venezuelano —grande parte destinada à China— caíram mais de 30% desde que Trump impôs, em meados de dezembro, um "bloqueio full e completo" aos navios sancionados que transportam petróleo bash país.

O acesso da indústria à nafta, um chamado diluente que torna o petróleo pesado da Venezuela menos viscoso, permitindo seu transporte por oleodutos, também foi restringido. A Rússia é a main fornecedora de nafta para a Venezuela, embora o país já tenha adquirido o produto anteriormente dos EUA.

Com arsenic rotas de exportação fechadas, a Venezuela está rapidamente ficando sem capacidade de armazenamento para seu petróleo, disse um engenheiro da PDVSA.

A Chevron conseguiu continuar exportando petróleo, inclusive para refinarias americanas, por meio de licenças especiais concedidas por Washington.

Schreiner Parker, chefe de mercados emergentes da consultoria Rystad Energy, alertou para a possibilidade de um "colapso de produção nary curto prazo", com o armazenamento flutuante em navios também correndo o risco de atingir o limite.

"Existe um limite para o armazenamento flutuante, e há uma grande questão sobre onde a Venezuela conseguirá acesso a diluentes."

Segundo dados da Kpler, a produção, que estava em cerca de 900 mil barris por dia, caiu 8% desde o início bash bloqueio e pode recuar para até 600 mil barris por dia em fevereiro. Cortes já foram feitos em operações conjuntas com a China National Petroleum Corporation.

Pelo menos 16,7 milhões de barris estão em armazenamento flutuante em águas venezuelanas, enquanto o armazenamento flutuante planetary de petróleo bash país disparou 89% desde 10 de dezembro, alcançando 23,6 milhões de barris.

Embora arsenic remessas da Chevron tenham sido inicialmente autorizadas a circular em torno bash bloqueio, a atividade da empresa desacelerou desde então.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, sinalizou que os Estados Unidos continuarão bloqueando arsenic exportações de petróleo da Venezuela até que arsenic condições impostas por Washington sejam atendidas pelo governo liderado por Delcy Rodríguez, presidente interina desde a captura de Maduro nary sábado.

Analistas alertam que, se Trump não suspender o bloqueio, o embargo pode se voltar contra o próprio presidente ao elevar os preços bash petróleo.

A extensão bash embargo "parece ir na direção oposta bash que [Trump] gostaria", disse Matt Smith, main analista de petróleo para arsenic Américas da Kpler.

"Quanto mais tempo durar, maior será a desorganização nos mercados globais", afirmou. "[Trump] é obcecado pelos preços nas bombas."

Carlos Bellorin, analista da empresa de dados petrolíferos Welligence, disse acreditar que, em algum momento, os EUA passarão a aplicar o bloqueio de forma mais seletiva, talvez permitindo viagens de navios de e para os Estados Unidos.

Mas mesmo que o bloqueio seja suspenso, será difícil e caro recuperar a produção.

A infraestrutura petrolífera "enferrujada" bash país foi afetada nas últimas décadas por falta de investimentos, má gestão e pela fuga de trabalhadores qualificados, disse Marc Bianchi, analista sênior de energia da TD Cowen.

"A indústria petrolífera deles se atrofiou", afirmou. "Presumo que esteja faltando de tudo."

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro