2 semanas atrás 4

Petróleo no Amazonas: 'Debate não pode ser como futebol', diz pesquisador

O maior ponto que devemos levar em consideração é que já é muito bem estabelecido a necessidade de redução de uso de combustíveis fósseis no mundo para o tratamento da crise climática e, para isso, nós temos que investir esses recursos para um avanço tecnológico nas alternativas energéticas para além do uso dos combustíveis fósseis.
Luiz Aragão

Para Aragão, o país tem papel duplo como grande emissor e detentor de meios para reverter emissões, especialmente no uso da terra e agropecuária.

O Brasil é um dos maiores emissores de gases de efeito estufa do mundo. Ele está entre os dez maiores emissores de gases de efeito estufa do mundo, mas também é o país que tem em seus recursos naturais o maior potencial de reversão dessas emissões, principalmente porque elas estão muito associadas às mudanças de uso da terra e à agricultura, que somam cerca de 70% das emissões brasileiras.
Luiz Aragão

Em termos de imagem, eu acho que compromete, sim, porque o Brasil é visto como uma liderança nessa área de sustentabilidade, mas eu vejo a importância que o tema tem. E o Brasil tem que ser muito claro em como vai tratar os riscos dessa exploração, porque isso tem impactos em ecossistemas vulneráveis, como manguezais, em populações vulneráveis, povos originários que dependem da pesca, dependem dos recursos naturais que são gerados naquela região, e o Ibama tem a responsabilidade de realmente impor medidas de mitigação dos riscos muito bem estruturadas para que, caso se efetive a exploração, nós não tenhamos a perda de diversidade, perda econômica e perda social associada ao bem-estar das populações e dos moradores daquela região.
Luiz Aragão

Ele conclui que o debate exige transparência e integração de todos os aspectos envolvidos.

Então, é um tema muito complexo que deve abordar tanto a questão econômica, a questão ambiental e a questão social para podermos avançar de forma transparente.
Luiz Aragão

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro