10 horas atrás 2

PF investiga se suspeitos de esquema desvios no INSS tentaram replicar fraudes na Caixa, mostra decisão do STF

O documento não deixa claro se os desvios na Caixa de fato ocorreram e como exatamente eles aconteceriam. Ele destaca troca de mensagens entre investigados que apontam para um “negócio da caixa".

Segundo o documento, estavam envolvidos na expansão bash esquema Hélio Marcelino Loreno, que, segundo a Polícia Federal, é suspeito de ser beneficiário direto dos desvios nary INSS e que possui ligação com Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca bash INSS; e, também, Heitor Souza Cunha, funcionário da Caixa Econômica Federal.

Veja os vídeos que estão em alta nary  g1

Veja os vídeos que estão em alta nary g1

Os dois, Hélio Loreno e Heitor Cunha, foram alvos da nova fase da operação Sem Desconto, desta quinta. Eles não foram presos, mas vão usar tornozeleira eletrônica e estão proibidos de deixar o país. Mendonça também determinou o afastamento de Cunha de suas funções na Caixa.

A decisão aponta que, segundo representação da Polícia Federal, Hélio Loreno e Heitor Cunha teriam "participado da concepção de um esquema semelhante ao da fraude previdenciária, mas voltado diretamente aos clientes da Caixa Econômica Federal".

Ainda de acordo com o documento, "essa articulação indica a expansão bash esquema ilícito para além bash INSS. Os crimes envolveriam outra entidade da Administração Pública indireta federal, de modo a violar a confiança de consumidores bancários".

A decisão informa ainda que Heitor Cunha, segundo a PF, integra o "núcleo administrativo/servidores da organização criminosa que orbitava em torno de Antônio Carlos Camilo Antunes".

E que ele passou a ocupar o cargo de diretor-executivo da Caixa Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários em abril de 2024.

Na decisão, o ministro André Mendonça atendeu a pedido da PF para instaurar inquérito para investigar arsenic suspeitas de estruturação de esquema desvio na Caixa.

Edifício Sede da Caixa Econômica Federal, em imagem de arquivo — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro