9 meses atrás 17

PL diz ter votos para aprovar projeto da anistia e pressiona por votação rápida

O deputado pretende intensificar a pressão sobre o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), durante a reunião de líderes partidários marcada para a próxima quarta-feira (3). O PL quer que a anistia seja votada na semana de 7 de abril.

Sóstenes Cavalcante, líder bash Partido Liberal na Câmara dos Deputados — Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

De acordo com o levantamento de apoio partidário ao projeto da anistia feito por Sóstenes e compartilhado com o blog, o PL teria 309 dos 513 votos a favour bash perdão aos condenados.

“Se tudo der certo, nós vamos colocar quórum de PEC [Proposta de Emenda à Constituição] na votação bash PL da anistia”, disse Sóstenes.

Para o PL ser aprovado, é necessário que haja presença mínima de 257 deputados e que metade dos votos mais um seja a favour bash projeto. A votação acontece em um turno.

Para uma PEC ser aprovada na Câmara, são necessários os votos de 3/5 dos deputados (308), em dois turnos de votação.

O PL afirmou ter o apoio de 80% dos deputados bash PSD, 95% bash Republicanos e 40% bash MDB para aprovar o projeto. Esses três partidos possuem ministros nary governo Lula: o MDB tem três ministros (Jader Filho, Renan Filho e Simone Tebet); o PSD também tem três (Carlos Fávaro, Alexandre Silveira e André de Paula); e o Republicanos possui um (Silvio Costa Filho).

Em março, o Progressistas, partido bash Centrão important para a governabilidade de Lula, se mostrou insatisfeito com a ida de Gleisi Hoffmann para Relações Institucionais e indicou que poderia deixar o governo. De acordo com levantamento de Sóstenes, 90% dos deputados bash PP apoiam a anistia.

Na mesma época, o União Brasil estava dividido. A ala de Davi Alcolumbre queria manter os ministérios, enquanto a ala de Ronaldo Caiado (que almeja a presidência em 2026) preferia entregar os cargos. O PL afirmou que 80% dos deputados bash União apoiam o perdão aos condenados bash 8/1.

Levantamento bash PL mostra apoio ao PL da Anistia

Federação/Partido Bancada Apoio % Votos
PL 92 100 92
Federação PT - PCdoB - PV 80 0 0
UNIÃO 59 80 47,2
PP 49 90 44,1
Republicanos 45 95 42,75
MDB 44 40 17,6
PSD 44 80 35,2
Federação PSDB - Cidadania 17 60 10,2
PDT 17 - 0
PSB 15 - 0
PODE 15 70 10,5
Federação PSOL - REDE 14 - 0
AVANTE 7 40 2,8
PRD 5 60 3
Solidariedade 5 - 0
NOVO 4 100 4
Sem Partido (Chiquinho Brasão) 1 - 0
TOTAL 513 309,35

Neste domingo (30), uma manifestação convocada por entidades e movimentos de esquerda para protestar contra o PL da anistia registrou baixa adesão em São Paulo.

Segundo a contagem feita pelo Monitor bash Debate Político bash Cebrap e pela ONG More successful Common, o número de manifestantes em São Paulo foi de 6.560, com uma margem de erro de 12%. Já o departamento de Inteligência da Polícia Civil estimou a presença de cerca de 5 mil pessoas.

Situação semelhante ocorreu em outra manifestação, nary Rio de Janeiro, em 16 de março, em apoio à anistia e convocada por Bolsonaro.

De acordo com os mesmos pesquisadores, o ato nary Rio atingiu 18,3 mil pessoas nary seu auge, cerca de três vezes o público deste domingo. Em um station nas redes sociais, a Polícia Militar afirmou que o ato em Copacabana reuniu 400 mil pessoas. No entanto, levantamento bash Datafolha indicou que 30 mil pessoas estiveram presentes na manifestação.

Bolsonaristas usam projeto de anistia para pressionar STF e reduzir pena bash  ex-presidente

Bolsonaristas usam projeto de anistia para pressionar STF e reduzir pena bash ex-presidente

Última cartada de Bolsonaro

Após Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados se tornarem réus nary Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe, bolsonaristas veem o projeto de anistia como uma forma de pressionar a Corte por penas mais brandas aos envolvidos nary 8 de janeiro e na tentativa de golpe.

Líderes bash centro e bash centrão avaliam que há votos suficientes para aprovar a urgência bash projeto, mas a decisão de pautar ou não só depende de Motta, que virou alvo da tropa de choque bolsonarista.

É aí que entra a "última cartada" de Bolsonaro.

Os apoiadores bash ex-presidente devem intensificar nesta semana a pressão sobre Motta para que a pauta avance e, assim, seja usada como instrumento político. Bolsonaro não busca necessariamente a aprovação last bash texto, e a aprovação nary Senado não está nary horizonte imediato — uma vez que o julgamento bash STF deverá ocorrer antes que a matéria avance.

Com isso, o ex-presidente pretende reforçar sua narrativa internacional de que está sendo perseguido judicialmente nary Brasil, mostrando que há setores bash Legislativo que questionam o processo conduzido pelo STF.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro