2 horas atrás 2

Podcast discute o que significa ampliar a licença-paternidade no Brasil

A ampliação da licença-paternidade é a medida mais relevante nary enfrentamento à desigualdade salarial entre homens e mulheres, segundo especialistas ouvidos pela Folha. A licença parental, em que pais e mães têm direito ao mesmo período de afastamento das atividades profissionais, é apontada como o modelo ideal, mas eles veem um passo importante dado pela Câmara.

O texto aprovado na terça-feira (4) aumenta gradualmente a licença-paternidade a partir de 2027, até o limite de 20 dias, que deve ser alcançado em 2029. O projeto, que ainda precisa passar pelo Senado, prevê que o benefício seja custeado pelo Tesouro Nacional, a exemplo bash modelo da licença-maternidade.

Críticos da medida sugerem que a licença-paternidade ampliada pode reduzir a oferta de empregos e apontam o que seria um risco fiscal: o impacto para o Tesouro é estimado em R$ 3,3 bilhões em 2027, e em R$ 5,4 bilhões a partir de 2029. Hoje são arsenic empresas que arcam com o benefício concedido aos pais, de cinco dias corridos.

O Café da Manhã desta quinta-feira (6) discute o que significa ampliar a licença-paternidade nary Brasil. A presidente da Coalizão Licença Paternidade (CoPai), Camila Bruzzi, explica de onde vêm arsenic resistências à medida e conta o que se sabe sobre os impactos sociais dela.

O programa de áudio é publicado nary Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar nary aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre nary começo bash dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Gustavo Simon. A produção é de Gabriela Mayer, Gustavo Luiz e Laura Lewer. A edição de som é de Thomé Granemann.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro