Todos que usam impressoras já tiveram algum problema com o equipamento. Seja por tinta seca, papel atolado ou qualquer outro tipo de erro, elas provavelmente já te deixaram “na mão” justamente na véspera do prazo de algum trabalho acadêmico ou entrega profissional. A maioria dessas falhas, contudo, é justificada pela forma como os usuários utilizam o aparelho — mas será que todas são? A seguir, confira a lista do TechTudo e entenda por que você sempre tem dor de cabeça com esse dispositivo.
Entenda por que a sua impressora sempre falha — Foto: Reprodução/Pexels Veja, no índice abaixo, os possíveis motivos pelos quais a sua impressora causa problemas.
- Os usuários não atualizam os drivers
- As impressoras ficam muito tempo paradas
- Limpar a impressora é difícil
- Impressora longe do roteador
- Papel mal colocado vai atolar
- Nem todos sabem usar as impressoras
- A culpa é sempre do usuário?
1. Os usuários não atualizam os drivers
Assim como o seu celular precisa de atualizações constantes, também é necessário manter os drivers da impressora atualizados. Eles funcionam como "tradutores" que transportam a informação dos computadores e a "traduzem" para as impressoras. Esses updates, contudo, são frequentemente ignorados pelos usuários — e alguns nem sabem que eles existem. Manter o driver atualizado ajuda a evitar erros de impressão, falhas de conexão e até problemas de segurança.
O driver é o software responsável pela comunicação entre o PC e a impressora — Foto: Reprodução/Pexels (Clay Elliot) Para atualizar o driver da sua impressora HP, por exemplo, basta ir à página da marca (https://support.hp.com/br-pt/drivers/printers), buscar pelo seu modelo e instalar a versão mais recente. O site pode recomendar também o uso do aplicativo “HP Smart” para facilitar o processo.
A atualização no site da Epson é semelhante. Acesse “https://epson.com.br/Suporte/Impressoras/sh/s1”, busque pelo seu modelo e, em seguida, escolha o driver compatível com o sistema operacional do seu computador.
2. As impressoras ficam muito tempo paradas
O ideal é usar a impressora de semana em semana para evitar problemas — Foto: Reprodução/Freepik É comum que impressoras de uso pessoal fiquem paradas por um longo período. Afinal, não é sempre que temos um documento ou um trabalho para imprimir. Elas, contudo, não podem ficar muito tempo sem uso. Isso porque as tintas utilizadas por esse dispositivo contêm água em sua composição e, por isso, podem secar em algumas semanas — o que pode criar pequenos resíduos e atrapalhar a impressão.
Alguns modelos mais novos e tecnológicos até contam com "ciclos de limpeza", gastando um pouquinho de tinta para manter os bicos desobstruídos. No entanto, mesmo em aparelhos mais recentes, a recomendação é fazer uma impressão simples de semana em semana para evitar problemas.
3. Limpar a impressora é difícil
Álcool isopropílico é o seu maior aliado para limpar a maioria dos eletrônicos; para as impressoras, ele também bastante útil — Foto: Reprodução/Freepik A limpeza da impressora é uma boa prática relacionada à manutenção preventiva. Limpar o aparelho não apena prolongará a sua vida útil, mas também vai impedir falhas de impressão, como pequenas manchas ou linhas nos documentos. Em ambientes domésticos, com uso casual, é recomendado limpar o dispositivo a cada dois ou três meses.
Para a parte externa da impressora, utilize uma solução com 70% de álcool isopropílico e 30% de água e um pano de algodão macio. Para a parte interna, é recomendado usar também um mini aspirador de pó ou uma lata de ar comprimido. Vale lembrar que é preciso tirar o dispositivo da tomada para que não haja riscos elétricos.
Uma outra alternativa é utilizar um software de limpeza de impressoras. Assim como os drivers, eles podem ser encontrados nos sites das fabricantes. Basta procurar por “utilitários” ou algum termo semelhante.
4. Impressora longe do roteador
Impressoras sem fio hoje são bastante populares e práticas para o cotidiano, mas elas inauguraram um novo tipo de problema: as falhas de conexão — mas isso nem sempre é culpa do aparelho. É comum, por exemplo, que o dispositivo seja instalada em um cômodo distante do roteador, o que compromete o sinal Wi-Fi. Além disso, muitos usuários ignoram atualizações de drivers, o que pode atrapalhar a comunicação entre o PC e a impressora. Logo, a recomendação é simples: instalar o equipamento próximo ao roteador e sempre manter drivers atualizados.
5. Papel mal colocado vai atolar
Coloque o papel correto para a impressão com cuidado — Foto: Foto: Reprodução/Freepik Na maioria das vezes, o papel atolado é consequência de folhas mal posicionadas ou amassadas. Além disso, o erro pode acontecer com usuários que sobrecarregam a bandeja ou utilizam papéis com gramaturas inadequadas para aquela impressão específica. Quando o atolamento acontece, o pior que você pode fazer é puxar a folha com força, já que isso pode danificar peças internas da impressora.
Se o papel atolar, desplugue a impressora da tomada, retire a tampa traseira e tente remover a folha com calma. Normalmente, os manuais dos equipamentos já trazem recomendações sobre o que fazer nesses casos, então é válido consultar o que a fabricante sugere.
6. Nem todos sabem usar as impressoras
impressoras podem ser complexas para quem não as utiliza com frequência — Foto: Reprodução/Unsplash/engin akyurt Aborde uma pessoa que nunca usou uma impressora e pergunte-lhe onde se deve inserir o papel. É bem provável que ela não saiba a resposta. Além disso, conectar o PC ao equipamento nem sempre é um procedimento óbvio, especialmente com impressoras sem fio, que exigem instalação de drivers, detecção pelo Wi-Fi e até mesmo configuração pelo app.
A verdade é que nem todos os usuários sabem utilizar impressoras corretamente e estão preparados para eventuais falhas. Muitos não leem o manual, pulam etapas na instalação ou desconhecem recursos básicos do equipamento, como impressão frente e verso, nível de tinta ou modo rascunho. Esse desconhecimento resulta em travamentos, falhas de impressão, desperdício de tinta e até danos ao aparelho.
7. A culpa é sempre do usuário?
Até aqui, todas as falhas citadas foram justificadas pelas ações dos usuários, mas agora o cenário se inverte. Isso porque as impressoras modernas acumulam múltiplas funções — impressão, digitalização, cópia, conexão sem fio, integração com apps e mais. Com tantos processos acontecendo simultaneamente e com a necessidade das empresas em reduzir o custo das peças para maximizar os lucros, é natural que, eventualmente, algum processo falhe. O problema é que um pequeno erro de sincronização, por exemplo, já pode travar o dispositivo inteiro.
Além disso, ainda sobre a lógica de mercado, muitos especulam que esses aparelhos são programados para, com o tempo, estragar — assim como os celulares. É a chamada "obsolência programada", uma estratégia supostamente adotada pelos fabricantes para que novos aparelhos sejam comprados.
Programado ou ao acaso, erros em impressores podem simplesmente acontecer, e nem sempre a culpa será sua. Logo, a dica é respirar fundo, reiniciar o dispositivo e procurar alguma solução no TechTudo. Se não funcionar, faça contato com algum técnico.
🎥 Notebook com formigas? Saiba como evitar — ou se livrar delas
Notebook com formigas? Saiba como evitar — ou se livrar delas

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
7 meses atrás
17
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/G/m/v83wDtRvWlGirXAR02Dg/mv5bytkwmde5odetmtvjyi00zdzhlwe2owetnzu1nmuzndq5mzjkxkeyxkfqcgc-.-v1-.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/H/U/T20npMQd6QitkA287m7w/0001.jpg)
/https://s04.video.glbimg.com/x720/992055.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro